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Automóveis

“198”

Um carro de dois lugares, com 50cm a menos que um Ford Ka e um motor 1.2 de 60cv de potência, tem tudo para ser uma baratinha no trânsito urbano. Um bom produto para exportação, caso alguma montadora média ou grande resolva comprar o Projeto 198 de estudantes da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Paulo. Assim como inúmeras outras idéias elaboradas por futuros engenheiros nas universidades do país, o 198 pode ser fabricado e comercializado em pouco tempo, e mostra que talento e criatividade estão garantidos por muitos anos para a indústria brasileira. O Projeto 198 foi vencedor da 30ª edição do concurso Expo MecAut da FEI, que expôs em dezembro vários outros projetos de alunos com a mesma criatividade e qualidade. Para ilustrar melhor a idéia, foi construído um modelo na escala 1:5, que chamou a atenção pela particular colocação de todo o eixo traseiro, incluindo o motor e a transmissão, fora do corpo principal do carro. A suspensão traseira é feita em alumínio e é do tipo semi-trailing, que parece com a suspensão usada nos carros atuais, mas tem menos componentes e é a principal inovação tecnológica do projeto. 

O motor idealizado para o carrinho é o 1.2 a diesel de três cilindros da Volkswagen, que é usado no pequeno Lupo, na Europa. Por ser a diesel, ele seria voltado para mercados como a Argentina e a Alemanha, onde seria concorrente direto do minicarro Smart. ‘‘Nós também fizemos uma proposta com motor a gasolina 1.0’’, explica Eduardo Ura, responsável pelos desenhos do 198. Os outros membros do grupo foram Ulisses Gonçalves, Eduardo Ienne, Conrado Piccioni, Franklin Ferreira, Rodrigo Mange e Oliver Auster. Os estudantes tomaram o cuidado de arquitetar algo moderno porém viável e voltado para fabricação em larga escala: o chassi e a carroceria, por exemplo, seriam de aço estampado em monobloco. O câmbio escolhido é do tipo CVT, que em vez de marchas fixas vai alterando a relação de rotações entre motor e rodas de acordo com a velocidade. Só o preço não seria muito condizente com o tamanho do carrinho: R$ 30 mil. ‘‘É um conceito novo, diferente’’, justifica Eduardo. O primeiro lugar na Expo MecAut valeu um troféu, mas também jogou os meninos na mídia e abriu as portas para a próxima exposição da Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE). 

Fonte: http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030116/sup_sro_160103_21.htm
acesso em março de 2003
 
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