A Randon S.A. – Implementos e Participações é uma holding mista, líder de um conjunto de sete empresas operacionais que reúnem um quadro de cerca de 6,6 mil funcionários e ocupam uma área total construída de 727.764 m². Juntas, responderam por um faturamento de R$ 2,36 bilhões (valor bruto total), em 2004. As Empresas Randon atuam nas áreas de implementos rodoviários/ vagões ferroviários/ veículos especiais, autopeças/ sistemas automotivos e serviços. Todas são líderes nacionais de mercado nos segmentos em que atuam, referências em tecnologia e qualidade no Brasil e exterior e importantes players no mercado globalizado. Exportam para mais de uma centena de países e contam com uma Rede Internacional de Vendas e Serviços. A divisão de Implementos respondeu por cerca de 45% da receita bruta de 2004 (somada à receita dos veículos especiais). Com 55 anos de atividade, deu origem às demais empresas e consolidou-se como a maior e mais tradicional fabricante de implementos rodoviários da América Latina. Até novembro de 2003, era uma empresa com capital social separado da controladora (Participações), que incorporou-a. Operando com unidades nas cidades de Caxias do Sul (RS) e Guarulhos (SP), no Brasil, e na comuna de Alvear, Argentina, detém 42% do mercado brasileiro do segmento de reboques/semi-reboques e encerrou o ano de 2004 entre os cinco maiores fabricantes mundiais do setor.
Fundada em 1974, a Randon Veículos Ltda. tornou-se a primeira montadora de capital 100% brasileiro a fabricar veículos automotores no Sul do Brasil, liderando, com 50% de participação, o mercado nacional em caminhões fora-de-estrada articulados e rígidos para cargas até 30 toneladas. Também possui uma completa linha de equipamentos para processamento e baldeio nas áreas florestais. Seus produtos estão presentes em países do Nafta, Mercosul, Europa e África, operando, além do setor florestal, nas indústrias da construção civil, mineração, obras e serviços públicos. O pequeno negócio na área metal-mecânica iniciado em 1949 pelos irmãos Raul e Hercílio Randon projetou-se como um dos mais importantes conglomerados da indústria automotiva da América do Sul. Hoje cerca de cinco em cada dez carretas que rodam pelas estradas brasileiras levam a marca Randon.
Em 1949 Raul Anselmo Randon deixa o serviço militar obrigatório e junto com o irmão Hercílio dedica-se à produção de materiais de ferraria e consertos de motores e máquinas, junto às instalações da oficina do pai, Abramo Randon. Na seqüência formaram a Randon-Rossi em sociedade com Ítalo Rossi, para a fabricação de máquinas tipográficas, cuja empresa incendiou em 1951. Em 2 de janeiro de 1953 iniciam as atividades industriais da Mecânica Randon Ltda., uma pequena fábrica de freios a ar. O emprendimento tem como sócio Antônio Primo Fontebasso, que deixou a sociedade dois anos após. Aos poucos a empresa vai incorporando à sua linha de produtos a fabricação de eixos e terceiros-eixos. Nos anos 60 A Mecânica Randon expande suas instalações para atender à crescente demanda. Ingressa no ramo de conversão e adaptação de chassi de caminhão para uso em ônibus e inicia a fabricação dos primeiros semi-reboques, a partir de projetos criados na própria fábrica por Hercílio Randon. Menos de quatro anos depois, a empresa já atingia a produção de um (1) semi-reboque por dia. Em 1969 É criada a filial São Paulo e a Randon é credenciada por montadoras para instalação de terceiros-eixos em caminhões Ford e GM. A Randon lança o semi-reboque três eixos com patente de privilégio de invenção. Surge o Informativo Randon, veículo de comunicação da empresa com seus públicos internos e externos. Trinta anos depois, a revista mantém sua periodicidade, sendo editada em português, espanhol e inglês, com tiragem média de 40 mil exemplares por edição para o mercado interno e outros sete mil para o internacional.
Em 1973 inicia-se as exportações com Início das exportações – Quatro semi-reboques tanques e três tanques sobre chassi inauguram as exportações da Randon, com destino ao Uruguai. Em 1974 Após estabelecer contrato de compra de tecnologia com a sueca Kockum, a Randon torna-se a primeira indústria 100% nacional a fabricar veículos automotores no Sul do país. Lança no mercado nacional, em 28 de setembro, o caminhão fora-de-estrada RK 424 para 25 toneladas. No mesmo ano são inauguradas as novas instalações fabris em área de 263 mil metros quadrados, com 40 mil metros quadrados de área construída. No ano seguinte passa a se chamar Randon S.A.-Veículos e Implementos. Em 1986 A Randon opta pela estratégia de joint ventures como forma de coopartir investimentos e incorporar tecnologias de ponta já consagradas em mercados internacionais, além de agregar novos mercados. Em 24 de abril surge a Freios Master Equipamentos Automotivos Ltda., fruto de associação entre Randon e Meritor Automotive Incorporated, fabricante dos produtos de marca Rockwell (freios S Came, câmaras de serviço e de estacionamento, entre outros). Em 1989 Morre Hercílio Randon, um dos fundadores da empresa. Sua genialidade na criação e meticulosidade com a qualidade são insubstituíveis, mas deixam marcas que servem de referência inclusive para as novas gerações de técnicos.
Em 1994 é inaugurada a Randon Argentina S.A. – Criada em 12 de agosto com sede em Rosário, Província de Santa Fé. Passa a operar com importação, complementação e comercialização de implementos rodoviários naquele país. No mesmo ano, o segmento de veículos especiais assume personalidade própria com a instalação da Randon Veículos Ltda. Em 1998 A Suspensys Sistemas Automotivos Ltda. – Inicia suas operações comerciais e, em agosto, é lançada a pedra fundamental da nova unidade fabril, junto ao parque industrial em Caxias do Sul. A quinta empresa de autopeças nasce como o maior fabricante brasileiro independente de suspensões pesadas para caminhões, ônibus, reboques e semi-reboques, fabricando ainda eixos, cubos e tambores. A Randon Implementos lança no Brasil o Sistema Bimodal Transtrailer, no qual um mesmo implemento pode rodar no modo rodoviário e ferroviário.
A patente PI0100409-3 refer-se a “APARELHO LEVANTADOR DE SEMI-REBOQUE”. Que compreende um cavalo mecânico (V) e um semi-reboque (M), e elementos componentes, de tal forma que o semi-reboque (M) é elevado do cavalo mecânico (V) através de (pelo menos 1) aparelho levantador (L) que se coloca mais à frente do semi-reboque (M) para melhor equilibrá-lo, quando então é acionado para se estender verticalmente de modo a soltar o semi-reboque (M) do cavalo mecânico (V), que é o objetivo da operação do aparelho levantador (L).
Fonte: http://www.randon.com.br/Randon_Implementos/
acesso em julho de 2005
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