Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Automóveis

“828/2”

Empresa carioca, nova, formada por empresários sem nenhum vínculo com montadoras e que tem como objetivo o desenvolvimento de automóveis com design brasileiro, usando as melhores tecnologias, fabricação em regime de “outsourcing total”, juntando profissionais de alto nível nas áreas de design, produção, finanças e vendas gente que viu a indústria nacional de automóveis nascer e que conhece tudo de carro, onde começaram querendo quebrar paradigmas. A Obvio ! está em entendimentos finais para se instalar no Distrito Industrial de Xerém, Duque de Caxias – Rio de Janeiro, o berço da indústria aeronáutica e automotiva brasileira, onde nasceu a Fábrica Nacional de Motores (aeronáuticos e aviões), a FNM caminhões e a Alfa-Romeo. A Obvio participou do 6 Forum Brasil de capital de risco realizado em 2002 em Fortaleza.

Para início das operações, foi implementado em área de 12.000 m2, localizada na Rodovia Rio-Petrópolis seu “Centro de Desenvolvimento & Design”, para suportar as equipes multidisciplinares da Alemanha, Canadá, Argentina e seus Técnicos com a qual mantém convênio operacional. Para o desenvolvimento de engenharia automotiva e da gestão fabril deste projeto, foram contratadas empresas de alta tecnologia e competência automotiva da Alemanha, a Oreste Berta S/A da Argentina, além de firmarem convênios técnicos-operacionais com a PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / ITUC – Instituto Tecnológico da PUC e o INT – Instituto Nacional de Tecnologia.

No 828/2 – a segunda geração do 828 – foram modificados mais de 100 itens do projeto original, desde o espaço interno – completamente refeito a partir do novo chassis “Tridente” – que permitiu o uso de estudos ergonômicos que acresceram mais de 20 cm. em seu amplo espaço interno, passando pela maior altura e distância dos bancos individuais ou banco inteiriço tipo “sofá” para três ocupantes (2+1), faróis e lanternas exclusivos com superfície complexa de alta luminosidade, painel retrô com seis relógios marcadores de controle – temperatura e pressão do óleo, conta-giros, velocímetro, gasolina e luzes-espia. O reprojeto do 828/2 foi desenvolvida pelo grupo interno de Designers da Obvio ! e gerenciados pelo Prof. Celso Santos, do Departamento de Design da PUC/RJ, com apoio do INT. 

O painel escolhido – desenho abaixo – foi a tese de formatura” dos alunos Gustavo Mayworm & Bruno Pauletti, enquanto Anisio Campos dedica-se inteiramente ao desenvolvimento do projeto Zero12. O chassis “TRIDENTE” de desenvolvimento exclusivo, em aço especial, suspensão dianteira e traseira independentes tipo Mc Pherson e quatro freios à discos. Caixa de direção por cremalheira e coluna de direção deformável com regulagem de altura no interior. A carroceria possui uma exclusiva “célula de segurança” em fibra de vidro com compostos especiais, que protege os passageiros em caso de colisão, com cintos retráteis de três pontos fixados nela e não no chassis. A carroceria é fabricada em sistema monobloco e possui fixação independente ao chassis para segurança contra impactos e absorção de choques, como os carros de Fórmula 1. 

O 828/2 conta com a cooperação do CESVI – o Centro de Segurança das oito maiores seguradoras brasileiras – visando testes de impacto e baixo nível de reparabilidade, significando tarifas de seguros menores. Exclusiva “Antena Mini-Fin” – inovadora antena de FM, GPS e celular desenvolvida pela Obvio ! / Bennett Foam e Antenas Olimpus. É o menor carro brasileiro e estaciona em qualquer vaga, até mesmo de lado, entre dois carros… A carroceria possui uma exclusiva “célula de segurança” em fibra de vidro com compostos especiais, que protege os passageiros em caso de colisão, com cintos retráteis de três pontos fixados nela e não no chassis. A carroceria é fabricada em sistema monobloco e possui fixação independente ao chassis para segurança contra impactos e absorção de choques, como os carros de Fórmula 1. 

O Obvio! 828/2, com 1,45m de largura e 2,65m de comprimento, comporta dois adultos de 1,80m de altura e mais um passageiro. A carroceria do modelo apresenta uma “célula de segurança” em fibra de vidro com compostos especiais, que protege os passageiros em caso de colisão. Mais amplo, o Obvio! Zero12, que mede 1,75m de largura e 3,05m de comprimento, comporta três adultos de 1,95m de altura. A “célula de segurança” é feita em aço. Os dois modelos são produzidos conforme rigorosas regras internacionais de segurança. Fundada em maio de 2001, a Obvio! trabalha no sistema de “outsourcing total”. Isso significa que todo o desenvolvimento e montagem do carro é feita pelos fornecedores. São cerca de dez empresas especializadas na produção e montagem de todos os componentes do carro. Existe um fornecedor encarregado de entregar a carroceria pintada, outro de colocar os vidros e portas, outro de instalar o motor e caixa de marchas e assim por diante. A Obvio! atua exclusivamente no desenvolvimento do modelo, controle de qualidade e comercialização. O Outsourcing difere da terceirização porque os próprios fornecedores assumem os investimentos necessários para a produção das peças que comporão os veículos.

Outro fator interessante da atuação da Obvio! é que toda a produção está vinculada à demanda. “Minimizamos o risco de prejuízos produzindo apenas os carros já comercializados em nossa rede”, afirma Ricardo Machado, empreendedor da Obvio!. A linha de montagem gerenciada pela empresa, um espaço físico comum onde os fornecedores irão montar os automóveis, será instalada em Saquarema ou em Duque de Caxias. “Pretendemos ter a linha em funcionamento a partir do segundo semestre. Deve ser uma área de 20.000m² ”, afirma Ricardo. Para o 828/2, a produção prevista é de até 600 unidades/ano a partir do segundo semestre de 2003 e para o Zero12, de até 3.000 veículos/ano a partir de 2005. A Obvio! já conta com mais de 750 automóveis encomendados.

“Além de oferecermos produtos com características e preços diferenciados em relação ao mercado automotivo, seremos responsáveis pela geração de cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos na área onde será implantada a linha de montagem da empresa”, acrescenta Ricardo. Para iniciar a produção dos seus veículos, a Obvio! está em fase de negociações para captação de recursos, com previsão de obter de R$2,5 milhões. A empresa carrega o selo de Empreendedor Inovar por sua participação no 6º Venture Fórum Brasil. 

Fonte: 
http://www.obvio.ind.br/ 
acesso em junho de 2004
http://www.venturecapital.com.br/vcn/tripa_NoticiasImprensa_include.asp?ContentId=1947 
acesso em julho de 2005
Agradeço ao inventor Ricardo Machado (ricardomachado@obvio.ind.br) por ter visitado a página em agosto de 2004 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.