O Berimbau Digital é um Berimbau acoplado a um mouse. É constituído de um mouse acoplado a um berimbau por meio de circuitos eletromecânicos. O clique no mouse resulta na percussão física da corda produzindo som. Neste objeto existe a mistura do universo do popular e da informátiica. O mouse que em seu uso cotidiano serve como interface pra meios virtuais aqui é usado como controlador de uma situação real. O Berimbau Digital 2.0 participou em 2003 do 3° Salão Nacional de Arte de Goiás.
Paulo Nenflidio é artista plástico, inventor, desenhista e construtor. É Bacharel em Multimídia e Intermídia pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e Técnico em Eletrônica pelo Colégio Técnico Estadual Lauro Gomes de São Bernardo. Utiliza seus conhecimentos de eletrônica, artes plásticas e música para criar obras que se relacionam com a história da música de invenção. Atualmente produz objetos que são autômatos sonoros (produzem som automaticamente) e outros que podem ser manipulados, os aparelhos sonoros. Faz parte do conceito de seus trabalhos idéias como música autônoma, acaso e interatividade.
Paulo Nenflidio de Carvalho nasceu em São Bernardo do Campo (SP) no dia 23 de julho de 1976. Concluiu em 1994 o Colegial Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual Lauro Gomes. Entrou em 1998 no curso de Artes Plásticas ECA-USP. No ano 2000 construiu a “Bicicleta Maracatu”. Foi selecionado em 2003 para o 27° Salão Nacional de Artes Plásticas de Belo Horizonte (Bolsa Pampulha) com o projeto “Música dos Ventos”. Em 2003 se formou Bacharel em Multimídia pelo Departamento de Artes Plásticas ECA-USP. Expôs o trabalho “Música dos Ventos” no Museu de Arte da Pampulha de 07 de fevereiro a 28 de março de 2004. Hoje vive e trabalha nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.
Fonte:
http://paulonenflidio.vilabol.uol.com.br/ http://www.premiosergiomotta.org.br/obra.php?ano=2004&cod_secao=3&cod_obra=12&tipo=P
acesso em maio de 2008
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.