O eletrotécnico Vital Gonçalves Rezende, de 51 anos, natural de Guaxupé, inventou a Bicicleta 2002 de Tração Dianteira, que pode ser pedalada com os pés e mãos ao mesmo tempo. Ele já registrou a patente de sua invenção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial e agora pretende negociar o invento com as fábricas internacionais de bicicleta. Vital adicionou numa bicicleta comum um par de pés-de-vela, catraca dianteira, novos conjuntos de correntes, espaçador para curvas, estabilizador direcional, coluna e mão francesa, junta de parafuso central, câmbio para mudança de marchas e freios especiais. Todas estas peças foram instaladas próximo ao guidão da bicicleta.
Com as adaptações, a maneira de se equilibrar na bicicleta fica diferente, a força para consuzi-la torna-se menor e o exercício físico passa a trabalhar todo o corpo do ciclista. A invenção torna mais leve a realização de exercícios, podendo ser praticado também por deficientes físicos. Vital Rezende gastou cerca de R$ 600,00 com patente e montagem de sua invenção. O inventor já entrou em contato com a fábrica da Caloi, na Flórida, e em Manaus, além da Monark e Sundow, ambas de São Paulo.
A bicilceta de transmissão dianteira possui catraca dianteira, corrente, mão de vela, mão dau, dupla coordenação de movimento, espaçador para curva esticador de corrente, estabilizador direcional, sendo modelo simples e também com marcha dianteira, tendo protetor de corrente ou não, sendo direcionada por conjunto de centro mão dau, ou guidão, com guidão normal para cambio e freios, com esta modificação a bicicleta passou a ser outro veículo, totalmente diferenciado, distribuição de troque,com os pés e mãos, seu equilíbrio totalmente diferente, o exercício físico mais leve, mais distribuído, sem muito esforço, podendo ser usada por deficiente de movimento das pernas.
Fonte:
http://www.invencoes-tecnologia.com.br/noticias.htm
http://www.invencoes-tecnologia.com.br/bicicleta.htm
acesso em novembro de 2002
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.