Foram as aventuras e o sonhos infantis que inspiraram o desenhista e projetista mecãnico Márcio Donna a idealizar pequenos caminhões que traem dezenas de curiosos pa samadisa, concessionária da Merceds Benz em Cachoeiro de Itapemirim. Ex-funcionário da seção de projetos do Grupo Itapemirim, Donna trabalhou cinco meses na idéia até chegar ao protótipo que patenteou no INPI epretende fabricar em série e comercializar. A patente de modelo de utilidade MU8101828 “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CAMINHÃO” refere-se a uma nova disposição construtiva em mini caminhão (veículo para Fórmula Truck Mirim), cujo modelo da carroçaria, acompanha as formas já existentes dos cavalo-mecânicos (Mercedes, Scânia, Volvo, etc), porém dotado de sistema mecânico totalmente diferente, por se tratar de um brinquedo ou objeto de diversão. Em linhas gerais, o modelo prevê uma cabine, construída em fibra de vidro, estruturada em tubos retangulares, prevendo articulação basculável na parte frontal, chassi construído com perfis “U”, sistema de tração, com correia ligada à polia da embreagem, centrifugada à outra polia, que transmite os movimentos, através da corrente para uma coroa, que tem em seu eixo um outro pinhão, ligado por outra corrente à outra coroa, que está fixada no eixo de tração, estando previsto outros componentes e acessórios, além de modelos variantes quanto às dimensões e a configuração geral.
Para construir os minicaminhões Donna investiu cerca de R$ 8 mil em recursos próprios. Pelos seus cálculos, seriam necessários mais R$ 30 mil para montar uma pequena indústria e produzir em série o minicaminhão. Com 10 funcionários, acredita seria possível produzir 12 veiculos por mês, chegando ao faturamento de R$ 60 mil com a venda de toda a produção. E baseado na aceitação do público, verificada na Samaisa, ele acredita que poderia firmar parcerias com revendedoras autorizadas de veículos pesados. O minicaminhão é próprio para crianças a partir dos sete anos. Trata-se de um cavalo mecânico com truck, medindo 2,7 metros de comprimento 1 m de altura e 1 m de largura. O minicaminhão pesa 120 quilos, tem motor estacionálrio de 3,5 cavalos é movido a gasolina, tem embreagem automática, sistema de freios de tambores e lonas, setor de direção, três eixos, 10 pneus e cabine basculável, a maioria da speças feitas pelo inventor. O protótipo é feito em madeira, mas o projetista quer produzi-lo em fibra de vidro, quando começas a produção em série.
O motor é regulado para desenvolver 30 km/h, mas essa velocidade pode ser aumentada. Segundo Donna, mudando a relação de transmissão, o minicaminhão pode atingir até 100 km/h. Ele explica que o minicaminhão segue as especificações do cavalo mecãnico extra pesado Mercedes LS 1938, mas pode ser fabricado sobre qualquer modelo das diversas marcas do mercado. Todo esse negócio, no entanto pode deixar o território capixaba e se instalar em Saõ Paulo. É que Márcio Donna tanta negociar o projeto de instalação de uma fábrica coma Fapinha Indústria de Miniveículos Motorizados, de São Paulo, que demonstraram interesse pelo projeto. Donna não descarta a hipótese da venda da patente, para a qual ainda não definiu valores.
Fonte: Gazeta Mercantil/ES, data 05.03.2001 “O minicaminhão do Sul”
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