Ademar Menegussi é considerado pelos moradores de Santa Maria de Jetibá, na região serrana de Vitória no Espírito Santo como o “porfessor Pardal das montanhas”. Sua invenção: Respiro Ecológico do Carter do Motor (RECM) além de reduzir a poluição do ar por veículos em até 30%, reduz o consumo de combustível e aumenta a vida útil do motor. Dez veículos estão testando o RECM no Estado do Espirito Santo. Doutor em mecânica dos fluidos, o engenheiro mecânico Renato Siqueira integra o grupo do CEFET de São Mateus, que vai produzir os laudos técnicos do aparelho, que deverá estar pronto até o final de 2008. Ademar Manegussi de 46 anos, está desenvolvendo outro invento no intuito de melhorar a emissão pelas siderúrgicas. O inventor é filósofo de formação e empresário do ramos de autopeças e oficina mecãnica, a Autogussi, em Santa Maria de Jetibá. Ele aposta que seu invento o RECM pode ajudar na despoluição do ar e também resultar em um retorno financeiro. Outros inventos de sua autoria são: o adaptador para carburação, o mecanismo de filtragem de óleo de veículos refrigerados a ar e um sistema para recuperação de roscas: “o importante é estar atento aos problemas e buscar soluções”.
O Respiro Ecológico do Carter do Motor é um mecanismo com cabeçote, refil de filtros, mangueiras e braçadeiras. O sistema é instalado junto ao motor de veículos, sejam à gasolina, diesel, ou gás. O Respiro Ecológico tem dupla função: reter líquidos e fluídos expelidos pelo respiro do motor e filtrar os gases resultantes da queima dos combustíveis, numa espécie de “caneca”, que é um refil com uma vida útil de cerca de 10 mil quilômetros. O carter é parte de baixo de um motor que produz uma massa residual de líquidos e gases que vai direto para a atmosfera. Há veículos em que os gases do carter retornam para serem queimados pelo motor e acabam reduzindo sua vida útil. “Observando isso, criei o sistema que filtra os gases e epois os lança no filtro de ar convencional,o que garante uma dupla filtragem. O carter também produz líquidos tóxicos que ficam retidos no refil”, detalhou o inventor. O protótipo foi finalizado em agosto de 2007 e teve patente PI0704455 depositada no INPI e foi o vencedor do XI inventar em 2007.
Fonte:
Jornal A Tribuna, Vitória, Espírito Santo domingo, 29/06/2008 p.15
Agradeço a Wagner José Fafá Borges (inventar@inventar.com.br) pelo envio de informações em agosto de 2008 para composição desta página
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.