Karl Heinz Bergmiller (1928) é um dos mestres do racionalismo no design industrial brasileiro. Nasceu na Alemanha e estudou design na Hochschule fur Gestaltung, a Escola Superior da Forma de Ulm. Estimulado pelas informações sobre o Brasil que teve de seus colegas Alexandre e Almir Mavigner e do professor Max Bill, primeiro diretor da Escola de Ulm, em cujo ateliê trabalhou, obteve uma bolsa de estudos e mudou-se em 1959 para o Brasil, fixando-se inicialmente em São Paulo. “Atraiu-o a perspectiva de um País novo, no qual se ousava sugerir a construção de uma nova capital e se propunha iniciar um processo de industrialização acelerado”, diz seu amigo Pedro Luiz Pereira de Souza.
Em educação, colaborou ativamente na criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), do Rio de Janeiro, que ele considera fundamental para que o design não fosse “mais visto como uma simples atividade intuitiva, mas como o resultado de um trabalho de planejamento metódico”. Em pesquisa, criou em 1968 o Instituto de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna (IDI-MAM), um centro de informação, pesquisa, consultoria e divulgação do design. O IDI foi o órgão executivo de um evento que se chamava Desenho Industrial – Bienal Internacional do Rio de Janeiro. Em projetos para a indústria, Iniciou em 1967 sua colaboração com a Escriba, fábrica de móveis de escritório na qual implantou o design como uma atividade permanente e contínua, e onde permanece até hoje. Na foto, Programa EA4, de 1996, design de Bergmiller e de José Roberto Calejo.
Fonte: http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/artecult/design/pioneiro/karlb/index.htm
Acesso em setembro de 2002