Física

Monitor de Radiação MIR7028

As aplicações sempre crescentes das radiações ionizantes nas áreas industrial e médica, tem levado diversas instituições a incrementarem o rigor de normas de proteção dos trabalhadores ocupacionalmente expostos a essas radiações. O principal meio de controle dessas exposições é a monitoração individual dos trabalhadores e a vigilância dos níveis de radiação nas áreas de trabalho, o que é feito com a utilização de detetores chamados dosímetros. Os dosímetros mais utilizados atualmente são os fabricados a partir de materiais termo luminescentes, conhecidos como TLD, cujas características lhes conferem propriedades bastante adequadas à sua finalidade.

 

No Brasil, o único fabricante de TLD é o Instituto de Pesquisas Nucleares e Energéticas -IPEN , que utiliza o Sulfato de Cálcio dopado com Disprósio (CaS04:Dy) como material sensível às radiações. Recentemente, o IPEN achou por bem elevar drástica mente o preço de seu produto, como estimulo a que alguma empresa de perfil industrial a substituísse no mercado. Em decorrência, a MRA Industria de Equipamentos Eletrônicos Ltda., com a interveniência do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas -CIETEC I SP, firmou um convênio com o IPEN para transferência da tecnologia de produção desses dosímetros. Paralelamente, foi montada uma equipe multidisciplinar, envolvendo outras instituições acadêmicas e de pesquisa (CIDRA-USP , FFCLRP-USP, FCFRP-USP) para não apenas se garantir sucesso metodológico no processo de absorção de tecnologia mas, sobretudo, desenvolver pesquisas visando um aprimoramento tecnológico do produto do IPEN, que viabilize uma vida útil de, pelo menos, uma década ao futuro produto da MRA .

Fundada em agosto de 1988, a MRA Indústria de Equipamentos Eletrônicos Ltda., localizada em Ribeirão Preto, estado de São Paulo, no bairro Monte Alegre, vem atuando no mercado no setor de Radiação Ionizante produzindo medidores Geiger e equipamentos para controle de qualidade em Radiodiagnóstico. No setor de radiodiagnóstico, a empresa mantem um convênio com o Centro de Instrumentação, Dosimetria e Radioproteção – CIDRA – Universidade de São Paulo – USP, em Ribeirão Preto.

 

Fonte:

http://www.mra.com.br/

http://watson.fapesp.br/PIPEM/Pipe13/engbio2.htm

http://www.cnen.gov.br/produtos/produtos.asp

Acesso em novembro de 2004