Deficientes Físicos

“Cadeira de Rodas Multifuncional”

Transitar pela casa com facilidade, mesmo contando com espaços reduzidos, utilizar o vaso sanitário sem o auxilio de barras ou adaptações no imóvel, tomar banho nas mesmas condições e, o mais importante que é cumprir todas estas tarefas sem auxilio e com total segurança é o que propõe este projeto de cadeira de rodas denominado por sua versatilidade de “Cadeira de rodas multifuncional”. Foi projetada para atender amputados, mesmo obesos. O princípio é extremamente simples porem, em pesquisas realizadas não foi encontrado até o momento uma cadeira que cumprisse tantas funções diferentes utilizando uma só cadeira, o que dispensa auxílio de pessoas para a execução de tarefas que, por vezes causam constrangimento como quando do uso do vaso sanitário e banho.

 

A cadeira consiste em uma estrutura de aço tratado para que não haja oxidação das peças, rodas traseiras, rodas dianteiras direcionáveis, dotada de um assento sanitário formado na própria cadeira e com uma estrutura desmontável composta de travessas leves e lona que compõem o assento convencional. O assento é confortável e de tamanho compatível para pessoas obesas. O projeto contemplou uma disposição de rodas tal que a cadeira manobra em espaços reduzidos quase ao seu giro, o que lhe confere a desenvoltura que as cadeiras convencionais não são dotadas. Para o uso em vaso sanitário basta que o usuário transfira-se com total segurança, para uma cama comum, onde retira o assento convencional revelando-se o assento sanitário. Após a transferência dirige-se ao banheiro e, devido a seu desenho manobra para o vaso com facilidade. Para o seu uso em Box para banho procede-se da mesma maneira que a anterior retirando-se o encosto da cadeira.

Por tratar-se de uma cadeira de desenho simples, sem peças caras ou difíceis de fabricar, certamente terão custo baixo para fabricação colocando-se como uma alternativa de real utilidade para famílias que vivem o dia a dia com um deficiente físico e não dispõe de recursos para poder custear um tratador, que tem limitado assim o tempo de um membro para tratar do deficiente em casa. Desenvolvida e aprimorada por um deficiente amputado, projetista Fabio Azevedo, o trabalho surpreende pela sua objetividade e espantosa simplicidade. A expectativa é que empresas envolvidas com projetos de acessibilidade tomem conhecimento do trabalho e incentivem a fabricação e comercialização a um preço acessível para que este projeto cumpra seu principal objetivo que é auxiliar as pessoas menos assistidas.

 

Fonte:

http://cadeiramultifuncional.blogspot.com/

acesso em novembro de 2009