Pequenas Empresas

“Abafador de Ruídos”

Nas grandes cidades, o número de veículos automotores é cada vez maior (existem no mundo mais de 400 milhões de veículos movidos a gasolina, diesel ou álcool e destes, mais de 14 milhões no Brasil) que contribuem com aproximadamente 75% do gás carbônico liberado em nações industrializadas. Levando em conta que os veículos fazem parte da sociedade moderna, e que a poluição atmosférica causada por estes poderia ser reduzida, Isac Ribeiro, técnico em contabilidade, depositou o pedido de patente PI 9703292, visando diminuir a poluição causada pela fumaça lançada pelos motores. 

Os dispositivos e Processos que eliminam gás, retém partículas e abafam ruídos, e funcionam com a própria descarga do motor, ligado diretamente no cano de descarga ou escapamento, basta adicionar o motor e inicia-se o processo. O processo baseia-se em que megulhando fumaça quente em água e óleo é possível abafar ruídos, produzir vapor e eliminar gases. O processo utiliza 90% de água e 10% de óleo sem colesterol não inflamável. O fluxo entre recipientes é feito através dos tubos de circulação, e a força do vento emitido pelo escapamento faz funcionar a Turbina V responsável pelo bombeamento, resfriamento, lavagem e separação de partículas não queimadas. 

A filtragem no movimento do fluxo de partículas, gases, ruídos, água, óleo, vapor e pressão passam através dos filtros que retém as partículas e libera o ar reciclado. Como resultado o processo retém partículas, abafa ruídos e reduz a emissão de gases em cerca de 80% do que seriam lançados na atmosfera por motores movidos a óleo diesel e outros combustíveis. Os detritos serão depositados em recipiente apropriado; e coletados nos postos de abastecimento de combustíveis e reaproveitados nas indústrias cimenteiras e outras. 

O Despoluidor da Atmosfera pode ser instalado no interior ou na parte externa de todos os tipos de veículos movidos a combustível, elétrico, ar e até mesmo em bicicletas. A Turbina de Cilindros é opcional e serve para captar a poluição do interior do veículo e despoluir o ar por onde o mesmo passa. A poeira é naturalmente sugada da atmosfera assim que o veículo começa a se deslocar e produzir vento suficiente para garantir o funcionamento do equipamento, iniciando o processo que retém as partículas em suspensão. O resultado mostra que o despoluidor limpa o ar que capta em média de 90%. A entrada do ar mede em torno de 10%, conforme a frente do veículo. O desenho e as medidas ficarão a critério do fabricante de cada modelo. 

Com a entrada do vento o dispositivo é acionado e inicia-se o processo de mergulho, banho e separação do ar das partículas, ficando armazenadas na caixa de suporte do equipamento e depósito de detritos. Usa também 90% de água e 10% de óleo sem colesterol não inflamável. A patente PI 9703292 refere-se a um dispositivo com dupla função, constituído por um conjunto acondicionado numa caixa, contendo três dispositivos e que se acopla ao escapamento de veículos automotores ou motor estacionário, de maneira a captar os gases expelidos do motor e capta também ar externo de maneira que, após percorrer o sistema, devolva o ar livre de impurezas através do respiro. 

Fonte: 
http://www.unilivre.org.br/centro/experiencias/experiencias/156.html
 
http://www.lol.com.br/~movidoavento/main.htm
 
http://www.lol.com.br/~movidoavento/despoluidor.htm
 

acesso em agosto de 2002
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