Agropecuária

“Carregador Pneumático de Containers”

Fabricar equipamentos para benefício de produtos agrícolas tem sido a tarefa da Pinhalense há mais de 50 anos. A Pinhalense iniciou suas atividades fabricando equipamentos para beneficiar café, mas posteriormente, baseada numa filosofia de constante investimento nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, diversificou sua linha de produtos, incluindo maquinas para preparar sementes e grãos (milho, soja, trigo, feijão, arroz, amendoim, ervilha, etc.), cacau, chá e nozes. A Pinhalense fabrica uma série completa de equipamentos em todas as suas linhas: café, sementes e grãos, cacau, chá e nozes. Os produtos Pinhalense são usados em mais de 60 países do mundo. O plantio e a comercialização de café e a fabricação de equipamentos para tal produto são complementados e apoiados pelas atividades de treinamento, extensão e pesquisa realizadas pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manuel Carlos Gonçalves, que assim integra e completa as atividades deste autêntico polo cafeicultor integral que é o município de Espírito Santo do Pinhal.

 

Espírito Santo do Pinhal, localizado na região Mogiana do Estado de São Paulo, desenvolveu-se com o café, que foi também o motivo principal de sua ligação a Santos por estrada de ferro e da imigração italiana, cuja influência ainda é visível na população da cidade. Situado em região montanhosa e com clima ideal para a cafeicultura, Pinhal sempre se destacou como origem preferencial dos chamados cafés finos, que são procurados pelos importadores mais exigentes. A Pinhalense S.A. Máquinas Agrícolas é hoje um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para café, sendo a única empresa no mundo a oferecer uma linha completa de equipamentos desde a colheita até a torrefação ou exportação do café. Os equipamentos Pinhalense, hoje distribuídos em fazendas de todas as regiões produtoras, equipam oito em cada dez exportadores de café do país e já foram vendidos em mais de 60 países produtores e consumidores. A Pinhalense é o maior fabricante brasileiro de equipamentos para beneficiar café e o único no mundo que conta com a linha completa desses equipamentos. A Pinhalense produz máquinas que podem ser empregadas em todas as fases do beneficiamento (por via úmida ou seca), desde a lavagem mecânica até o preparo para torrefação ou exportação.

O carregador automático de containers CPC destina-se ao embarque de café, grãos, sementes e nozes a granel em containers. Constituído por ventilador, tubulações de ar, ciclone, torre telescópica com regulação de altura e sistema de rotação do conjunto em 180o. Possui dois motores elétricos: um de 20 HP para o ventilador e um de 2 HP para ajustar a torre. Sua capacidade é de 60.000 Kg/hora. O carregador pneumático Pinhalense tem capacidade para carregar 21 toneladas de café (equivalente a 350 sacas) em apenas 20 minutos.

O transportador pneumático para carga de containers a granel foi o elemento que influiu decisivamente para a modernização dos portos brasileiros com a consequente rapidez e baixos custos na carga de navios com o café a granel. Anteriormente a operação de carga dos navios era feita em sacarias de 60kg de forma que esta operação era onerosa, demandava muita mão de obra e maior permanência do navio atracado no cais. A consequente redução de custos e rapidez no embarque contribuiu favoravelmente para o mercado internacional do café brasileiro e trouxe benefícios para toda a cadeia produtiva e de industrialização deste produto. O transportador de carga pneumático para containers foi desenvolvido a pedido de exportadores que pretendiam embarcar café a granel em containers para exportação. Belmiro conhecia o problema do embarque do café nos navios. Um artigo na revista Coffee&Cocoa International Issue Two 1993 – Shipping & Warehouse menciona com destaque o transportador automático fabricado pela Pinhalense. O sistema permite o embarque a granel em containers comuns, pela porta traseira, sem que haja necessidade de utilização de containers especiais e raros do tipo “Royal Bulk” os quais são carregados a granel por gravidade por escotilhas localizadas no teto.

 

Fonte:

http://www.pinhalense.com.br/inst_br.html

Acesso em dezembro de 2003

Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página