Cenoura Kuronan é uma cultivar de polinização aberta, selecionada a partir do cruzamento entre as cultivares Kuroda Gossun e Nantes, feito pelo Dr. Hiroshi Ikuta, em 1970. Kuroda Gossun é um cultivar originária do Japão, que apresenta resistência ao calor e resistência de campo a requeima das folhas causada pelo fungo Alternaria dauci (Küehn) Groves & Skolko. Nantes é uma cultivar de origem francesa, tradicionalmente cultivada no Brasil durante a estação mais fria e seca do ano, que apresenta alta produtividade, raízes de formato cilíndrico e excelente qualidade culinária.
O método de seleção utilizado na obtenção da nova cultivar foi o de seleção recorrente, baseada na performance de progênies de meio irmãos. Os sete primeiros ciclos de seleção foram baseados na avaliação das progênies da Estação Experimental de Hortaliças do Departamento de Genética da ESALQ/USP, em Mogi das Cruzes, SP. Os demais ciclos foram baseados na avaliação simultânea das progênies na mesma estação experimental e no CNPHortaliças da Embrapa em Brasília, DF.
Cenoura Kuronan apresenta folhagem vigorosa de coloração verde-claro e porte médio, com 25 a 30 cm de altura. As raízes são cilíndricas, de coloração laranja-escuro uniforme, com baixa incidência de ombro verde ou roxo. O tamanho médio das raízes é de 15 a 25 cm de comprimento por 2 a 3 cm de diâmetro. A colheita é feita de 95 a 120 dias após a semeadura. Apresenta resistência ao calor e resistência de campo a requeima de Alternaria. A cenoura Kuronan é recomendada para o plantio entre os meses de novembro a março no Cinturão Verde de São Paulo.
Fonte:
http://www.cnph.embrapa.br/cultivares/kuronan.htm
acesso em março de 2002