Mecânica

Encosto Anatômico Auto Ajustável

André Ricardo Souza ganhou o prêmio de melhor invenção do 1º Salão Internacional de Invenções e Idéias para a Internet (Expogenius), que aconteceu de 14 a 17 de julho, em São Paulo. O título foi concedido pelo júri popular do evento. O invento premiado foi o banco automotivo ortopédico que está sendo testado há dois anos em um caminhão, um táxi e um ônibus da empresa Pedrosa. Os dois últimos veículos estão circulando no Recife. Segundo o autor da invenção, o banco apóia as costas do usuário, amortece os impactos e massageia as costas. “A intenção é vender a patente da invenção para as empresas fabricantes do produto no Brasil”, contou Souza. A patente de Modelo de Utilidade MU 7600540 refere-se a um “Aparelho para Fortalecimento da Musculatura Dorsal e Abdominal” constituído por base, estrutura do assento, estrutura do encosto, mola de esforço, fixador dos pés, estofado do encosto e estofado do assento, confeccionado em tubos industriais de seção quadrada, retangular ou redonda, possuindo estofados anatômicos e ortopédicos para o encosto e o assento e apoio para os pés ajustável, de alta resistência e adaptável a diversos pesos que proporciona movimentar os músculos dorsais e abdominais, fortalecendo-os sem nenhum comprometimento da região lombar. 

Embora hoje existam bancos automotivos confortáveis, são bancos que ao longo do uso podem ser prejudiciais à saúde, pois, os mesmos não oferecem a condição ideal, ou seja, ergonomia/conforto. Foi pensando nessa questão que, juntamente com profissionais da área ( ortopedistas e fisioterapeutas ), surgiu o referido encosto. Vale salientar que tal produto foi desenvolvido para motoristas profissionais, pois, são esses que passam diariamente muitas horas no volante portanto, serão eles os mais beneficiados. Os encostos automotivos foram desenvolvidos e aprimorados para: ônibus urbano, caminhão e um táxi e testados por um período de quatro anos.

Segundo o inventor: “Foram vendidos alguns encostos em 2003/2004, mas, por dificuldades de investimentos tivemos que parar. Estamos agora, juntamente com uma empresa de transportes coletivo urbano, trabalhando no aprimoramento do produto, objetivando sua produção em escala, que irá equipar a sua frota que hoje conta com 300 ônibus urbanos”. A invenção recebeu o prêmio de Melhor invento da EXPOGÊNIUS 2000 evento internacional realizado em julho de 2000 em São Paulo. 

Com o banco com Encosto Ortopédico Auto-Ajustável, ficou claro que é possível melhorar as condições de trabalho desses profissionais do volante, elevando a níveis consideráveis a sua qualidade de vida. E como conseqüência, levando-o a dar um tratamento melhor, de maneira mais suave e sincronizada a sua ferramenta de trabalho; ou seja, o ônibus/veículo, o que redunda na diminuição de custos com a sua manutenção e com redução do consumo de combustível.

Segundo o inventor “Nos meus 44 anos de vida sempre expressei a iniciativa de (re) inventar nas minhas diversas atividades profissionais exercidas ao longo dos anos. Ainda muito jovem, aos 14 anos de idade, me transferi com a família para São Paulo onde, aos 16 anos, comecei a trabalhar na área de importação e exportação em uma empresa do ramo. Posteriormente, exerci a atividade de bancário no Banco Itaú e, mais adiante, representante de vendas de uma fábrica de produtos de couro. Aos 21 anos retornei à minha cidade, Recife, vindo a atuar como autônomo por alguns anos e, posteriormente, por seis anos como gerente comercial em uma distribuidora de máquinas.

Também trabalhei, durante cinco anos, como voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição de utilidade pública que tem como objetivo a prevenção ao suicídio, através do apoio emocional oferecido por pessoas voluntárias às pessoas angustiadas, deprimidas e/ou solitárias. Desses cinco anos, um ano e meio atuei como Coordenador Geral da CVV Recife e três anos e meio como Presidente da Associação de Apoio e Valorização à Vida (AAVV), ONG mantenedora do CVV Recife, que congrega um grupo em torno de 50 voluntários. Minha vocação às invenções se acentuou numa época em que coincide com acidente automobilístico de que fui vítima, em 1991, vindo a permanecer numa UTI por 19 dias. A partir de então, dediquei-me a elaborar projetos. Em 1995 tive a iniciativa de construir uma cadeira de exercício para fortalecimento da musculatura dorsal, denominada “Posture”. Desta idéia “originou-se, em 1996, o “Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável”, cuja finalidade consiste em melhorar a postura do motorista, aumentar seu conforto e reduzir a fadiga decorrente do ato de dirigir. 

A “Posture” deu-me a oportunidade de viajar para a França e Alemanha, onde pude apresentar o seu projeto em feiras e exposições internacionais das indústrias tais como a “Missão Empresarial Hannover”,. Em 1997 recebi o “Prêmio Talento Brasileiro”, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-Recife/PE). De 1998 a 2000, desenvolvi e implantei para a Votorantim Cimentos, no estado do Ceará, o sistema de enlonamento automático em caminhões de carga de calcário. Em 1999 aperfeiçoei capas para proteção frontal de veículos. No ano de 2000 desenvolvi, para a Cebrace, empresa internacional inglesa instalada no Brasil, um projeto para otimização do processo de enlonamento de cargas de vidros planos em caminhões. Neste mesmo ano, em São Paulo, fui agraciado com outro prêmio: o de melhor invento do “Primeiro Salão Internacional das Invenções & Primeiro Salão de Idéias para a Internet” – Expogenio 2000, concorrendo com o projeto “Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável”, de cujo invento sou detentor da patente nacional. Em 2001 desenvolvi para a Prefeitura da Cidade do Recife o projeto intitulado “Academia da Cidade”, que consistiu na instalação de equipamentos de ginástica em oito parques da capital pernambucana. Em 2004, criei um equipamento de ginástica denominado “Ergoflex”. 

No entanto, acredito que minha maior invenção tenha sido a criação, em setembro de 2005, do Instituto Idéias & Ideais (3i), entidade sem fins lucrativos cuja finalidade consiste em apoiar e incentivar a criatividade e orientação profissionalizante para geração de trabalho e renda. A primeira ação do Instituto Idéias & Ideais foi a realização, ainda em 2005, do “Concurso Gênio do Bem”, que premiou projetos de inventores pernambucanos preocupados com o desenvolvimento de novas idéias voltadas, principalmente, para a melhoria da qualidade de vida. A primeira edição do concurso “Gênio do Bem” totalizou 69 projetos inscritos, que estão catalogados em um banco de dados do Instituto. Este concurso teve a parceria da Associação Pernambucana dos Inventores (API), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do SEBRAE, TV Universitária, Mart Pet Comunicação e mídia em geral, além do patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). Atualmente, estou envolvido nas ações do 3i, com destaque para realização da segunda edição do concurso “Gênio do Bem”, além de cursar o primeiro período de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (Recife/PE).” 

André Ricardo Inventor, um recifense de 45 anos, estudante de psicologia por um breve período, é associado da API – Associação Pernambucana de Inventores desde a sua fundação, em 2000, tem participado efetivamente de todas as suas atividades (seminários e exposições). Como inventor independente já há doze anos, André Ricardo vem se dedicando ao desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar das pessoas e maior eficácia da atividade industrial. Seus principais projetos são: Posture: cadeira de exercício para fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal; Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável: para melhor postura e conforto do usuário e significativa redução do nível de fadiga em Motoristas profissionais; Ergoflex: equipamento para exercícios dos membros superiores; Revitalização cromática do prédio da Escola Superior de Educação Física – UPE; Projeto de cobertura lonada para cargas de vidros planos – Cebrace; Sistema pneumático de cobertura lonada em treminhão, para cargas de calcário – Grupo Votorantim; Parque da Saúde, origem das “Academias da Cidade” da Prefeitura da cidade do Recife. 

Fonte: 
http://www2.uol.com.br/JC/_2000/3007/ec3007p.htm acesso em agosto de 2002
 
Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em julho de 2008 para composição desta página
 
Agradeço ao inventor André Ricardo (andrericardoinventor@gmail.com) pelo envio de informações para elaboração desta página
 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.