Tem muita gente que treme só de ouvir falar nesta matéria, considerada até hoje o terror dos estudantes. E ninguém jamais pensou que um inseto poderia ajudar a desvendar os mistérios dessa disciplina. Mas, na sala de aula, o pesquisador Jean Piton Gonçalves, 23 anos, aluno do último ano de Matemática da Unicamp, deu vida a uma formiga que ajuda as crianças a entenderem melhor a Matemática. Vencedor da categoria Estudantes do XVII Prêmio Jovem Cientista, Jean criou um software para alunos do ensino fundamental – chamado Formel e com animações em Flash – capaz de ensinar alguns conceitos de Matemática para crianças que nunca tiveram contato com a internet ou mesmo com um computador. O jogo tem como objetivos o ensino da rotação, translação e construção de figuras geométricas, onde a formiga tem como objetivo se alimentar chegando ao mel, que é seu destino.
Segundo Jean, o mais importante em sua pesquisa é a metodologia empregada no aprendizado da garotada. A utilização do computador para ensinar Matemática, no caso do Formel, provou ser um método eficiente e lúdico porque, entre outras coisas, as crianças criam uma identificação imediata com a formiguinha que se transformou em professora. O trabalho apresenta atividades e resultados de uma pesquisa cujo objetivo central foi o de analisar o processo ensino/aprendizagem de Matemática em um novo ambiente computacional para a internet. Mediado pelo professor, o Formel proporciona um contexto favorável ao desenvolvimento de alguns temas matemáticos, tais como construções geométricas, rotação e translação.
O pesquisador faz questão de ressaltar que o acompanhamento e os esclarecimentos do professor quando se usa o computador na educação, são fundamentais para a conquista de resultados. Por isso mesmo, Jean diz que a proposta de sua pesquisa não pretende substituir o professor. Mas, sim, abrir caminhos para novas reflexões de docentes, escolas e alunos sobre o uso do computador, uma nova ferramenta para o ensino de Matemática para todos os níveis de ensino no Brasil. Jean declara que é “totalmente a favor da democratização do computador, assim como do ensino” e distribui o software Formel de forma livre em seu site (http://www.jpiton.da.ru).
Fonte:
http://www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/pjc2000/premiados/trab_premiado2000/release_estudante1.html
http://www.icmc.sc.usp.br/~jpiton/index.html
acesso em agosto de 2002
Agradeço ao inventor Jean Piton (jpiton@icmc.usp.br) pela revisão do texto em outubro de 2002