Química

Isolante Térmico

Ronaldo Ribeiro de Vargem Grande do Sul / SP inventou um sistema de isolamento térmico para coberturas em geral, tanto para telhas de fibro cimento ou telha galvanizada. O inventor fez um depósito de patente de modelo de utilidade em 1998 no INPI, sobre um sistema construtivo para isolamento térmico, que consiste em uma PLACA TÉRMICA EM EPS (isopor) já conformada no formato da telha , tanto trapezoidal como ondulada , todos os modelos inclusive calhetões. O produto não propaga chama e não apodrece ou cria fungos , e chega a reduzir o calor vindo do telhado.

A patente de modelo de utilidade MU 7901898 refere-se a “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM ISOLAMENTO TERMO-ACÚSTICO”, segundo o qual referidas placas modulares em poliestireno expandido (EPS), são recortadas no sistema pantógrafo (CAD) ou injetadas nas espessuras de 0,5mm a 150mm, acompanham o formato das matrizes, ou seja, das telhas convencionalmente utilizadas, podendo referidas placas modulares serem fixadas diretamente no telhado em fase de construção ou em obras já concluídas, pois sua colocação se faz por processo de colagem (colas, adesivos, velcros, fitas colantes) ou fixação (parafusos, grampos, pregos, rebites, etc). 

Fonte: 
Agradeço ao inventor Ronaldo Ribeiro (unilit.dobrasil@terra.com.br) pelo envio em agosto de 2004 de material para composição desta página
 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.