Agropecuária

Milkan Ordenhadeira

Produzido em plástico, o novo Milkan Ordenadora permite visualizar o nível do leite enquanto é ordenhado, evitando o transbordo ou o retorno do leite para a bomba de vácuo. Devido à transparência do Milkan Ordenadora, o funcionário não precisa ficar interrompendo o trabalho para verificar o nível do leite, ganhando tempo e maior produtividade no dia-a-dia. O Milkan Ordenadora foi desenvolvido para atender a uma solicitação dos clientes da Unipac. O produto armazena o leite extraído da vaca até sua transferência aos reservatórios refrigerados. O recipiente de plástico translúcido, com capacidade de armazenagem de até 40 litros, possui escala de graduação de cinco em cinco litros, para que os produtores possam enxergar o nível de leite.

 

Para desenvolver um recipiente resistente ao vácuo e que não amassa mesmo sob severas condições de uso foram realizadas pesquisas durante quatro anos e estudos intensos por oito meses. O resultado é um produto em plástico que não enferruja e nem amassa como os similares disponíveis no mercado. Além da escala de graduação, o Milkan Ordenadora reúne outras vantagens como translucidez, para facilitar a visualização do leite enquanto é ordenhado, evitando o transbordo ou o retorno do leite para a bomba de vácuo, leves, praticidade e foi planejado para atender o produtor, que utiliza o sistema de ordenha mecânica.

O Milkan ordenha eira tem peso médio de 5,5 kg e, para sua limpeza, basta vapor d’água (água quente) e escovas macias. Não é indicado o uso de materiais abrasivos, como escovas ou palhas de aço. O produto possui aditivação antiUV e prazo de garantia de um ano. Ressalto que as embalagens plásticas para transporte de leite estão entre as grandes inovações produzidas pela UNIPAC ao longo dos seus mais de 30 anos. Na época em que o plástico era um material pouco conhecido e muito desacreditado, a empresa derrubou muitos vasilhames no chão, para provar que era resistente. A tampa autolacrável de rosca com lacre e 63mm de diâmetro é própria para fechamento de embalagens para a indústria química e agroquímica. A tampa apresenta características que aumenta a proteção contra abertura involuntária ou violação, e oferecem maior segurança e conforto ao usuário. Além disso, a solução criada reduziu em cerca de 20% o peso das tampas, se comparado com as similares disponíveis no mercado. Fabricadas em polipropileno (PP) as tampas são feitas pelo processo de injeção e possuem lacre alinhado ao anel, unido por pontos de ligação com inclusão do sistema de arraste, o que proporciona abertura mais fácil, até manual, e que suporta o torque elevado de fechamento, mesmo em rosqueadeiras automáticas. A adição de reforço no anel de vedação evita a subida do anel do lacre, o que impede a violação do produto. A inclusão de pinças para fixação do selo alumínio de segurança elimina a necessidade de cola. Tais características favoreceram o uso desse tipo de produto por outros segmentos industriais, como ocorre com a indústria veterinária, e agregam valor aos vasilhames que as acompanham.

O Milkan ordenadora com escala de graduação foi desenvolvido para atender a uma solicitação dos clientes UNIPAC. A empresa já comercializava o produto sem graduação, mas os produtores externaram a necessidade de enxergar o nível de leite até ter uma noção de quanto havia no recipiente. Além disso, queriam um produto mais leve para o manuseio diário. O melhor de tudo é que as modificações não aumentaram o valor final do produto. O Milkan ordenadora com escala de graduação está disponível em todo o Brasil desde outubro de 2005 ao passo que as tampas auto lacráveis de rosca com lacre de 63mm de diâmetro foram lançadas no mercado nacional em dezembro de 2006. O Milkan ordenadora representou um incremento em torno de 5% neste segmento e superou as metas. A empresa comercializou 100% a mais do que sua expectativa inicial. A produção das tampas auto lacráveis de rosca com lacre de 63mm de diâmetro aumentou em 9% a participação da UNIPAC neste segmento em 2007.

Teruaki Mogui é formado como técnico industrial e administração de empresas com pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte. Realizou o pós-mba na Kellog University (EUA) e especializou-se em plásticos na Alemanha com atuação de mais de 30 anos do desenvolvimento de produtos em termoplásticos. Ingressou no grupo jacto da qual a UNIPAC faz parte em 1972. Atualmente é o diretor de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos e Materiais da UNIPAC.

A Unipac Indústria e Comércio Ltda. é uma empresa do Grupo Máquinas Agrícola Jacto, nasceu da necessidade de fabricar em plástico o depósito de pulverizador 20 litros. O depósito do pulverizador era até então fabricado com chapa de latão. Era dobrada e soldada com solda a base de estanho. Devido à utilização de defensivos agrícolas cada vez mais agressivos o depósito não resistia. Após uma pesquisa a nível mundial, encontramos a solução no plástico com tecnologia alemã. Em 1965, chegava à primeira máquina com capacidade para soprar um artigo de até 30 litros. Na época, considerada a maior máquina de “blowmolding” conhecida. O plástico não tinha um conceito popular bom, porque os artigos fabricados até então, eram muito frágeis, e o primeiro pulverizador de plástico teve muita dificuldade na sua introdução.

 

Fonte: http://www.unipac.com.br/historico.asp

Acesso em junho de 2008

Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página

Acesso em junho de 2008