O engenheiro elétrico Rudi Van Els inventou uma turbina hidro cinética, uma ‘‘mini usina de energia’’ capaz de levar eletricidade para comunidades isoladas nas margens dos rios. A primeira foi instalada em Correntina, interior da Bahia, em 1995. Desde então, é responsável pela iluminação de um posto médico distante 100 km do primeiro sinal de energia elétrica. Van Els agora quer começar a ganhar dinheiro com o produto que vai colocar no mercado no ano que vem. O público alvo são escolas, postos médicos e pequenos conjuntos de residências. A mini usina, com peso de 300 kg, é capaz de gerar até 3kwh, energia suficiente para abastecer quatro casas de três quartos. O embrião da turbina hidro cinética surgiu nas oficinas da Universidade de Brasília (UnB). Assim como vários outros criadores, Van Els sonha colocar a cidade em posição de destaque no cenário nacional e mundial das invenções.
“A máquina gera energia com a correnteza do rio. Fica instalada na margem, não precisa de barragens, e a energia gerada vai direto para uma residência. Já há duas turbinas no interior da Bahia. Elas abastecem postos de saúde próximos aos rios”, conta o engenheiro Rudi van Els, 39, pesquisador da Universidade de Brasília e gerente do projeto. Segundo ele, a máquina custa cerca de R$ 10 mil. “Ainda estamos melhorando o produto, mas posso adiantar que é uma solução economicamente viável e ambientalmente correta.”
A Energia é uma empresa, apresentando soluções para a geração alternativa de energia elétrica a partir do aproveitamento de energia cinética dos rios com turbina hidráulica. A empresa está trabalhando na produção de turbinas hidráulicas, cata ventos, guindastes e equipamentos industriais em geral e prestando serviços de assessoria técnica em engenharia, projetos, montagens industriais, retrofits de instalações eletromecânicas e assessoria técnica para elaboração de projetos básicos de licitações, de acordo com a lei nº 8.666. A equipe de trabalho, coordenada pelos engenheiros Clovis de Oliveira Campos e Rudi van Els graças a sua vasta experiência, também faz levantamentos hidrológicos para a instalação de usinas hidrelétricas.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/imoveis/ult1669u371.shtml
http://incubadora.cdt.unb.br/incubadas/energia.htm
http://www.lea.unb.br/componentes.html
acesso em novembro de 2003
JORNAL CORREIO BRAZILIENSE DATA: 14/09/03 ON-LINE “Os inventores do Distrito Federal”