Medicina

Modo Odontológico Transportável

Largas camadas da população encontram-se excluídas do atendimento odontológico. As pesquisas objetivando descobrir as causas desta realidade, têm acentuado a importância relativa de fatores relacionados a um modelo de atendimento centrado no consultório odontológico fixo em determinado ponto geográfico (para onde devem convergir os pacientes), bem como a distribuição destes locais de atendimento nos interstícios dos centros urbanos. Embora cerca de 11% dos odontólogos do mundo sejam brasileiros e o Brasil desfrute de uma posição privilegiada no que concerne à relação de profissionais por habitantes, os dados epidemiológicos demonstram que a incidência de cáries e de periodontopatias atingem índices alarmantes entre a população.

 

Diversos poderes públicos Municipais, Estaduais e o Federal, procurando reverter esse quadro, já dispõem e sistemas de atendimento itinerante em que os profissionais de saúde se deslocam, com seus equipamentos, para dar assistência a grupos prioritários, nos locais onde eles desenvolvem suas atividades habituais. O projeto Módulo Odontológico Transportável (MOT), elaborado pela equipe da Oral Health, visa à construção, industrialização e comercialização de um equipamento capaz de prestar atendimento itinerante de forma eficiente e barata, e que instrumentalize as equipes de saúde bucal com uma ferramenta apropriada para atender às populações, que têm dificuldade ou estão impossibilitadas de se dirigir a um consultório odontológico tradicional.

O MOT, laureado com Menção Honrosa na XXII Edição do Concurso Nacional – “Prêmio Governador do Estado” – Invento Brasileiro; foi concebido tendo em vista as dificuldades tecnológicas existentes nesses deslocamentos, trata-se de um conjunto capaz de ser transportado por vias públicas e interiores de edificações com facilidade, numa concepção que rompe com o paradigma clássico do atendimento odontológico e que contempla os princípios ergonômicos próprios de odontologia (conceitos de biossegurança e de atendimento a 4 mãos, inclusos), e princípios ergonômicos, dos seguintes conceitos industriais: “Off Road e Plug and Play”. É destinado sobretudo ao atendimento dentro dos Programas de Médico de Família, Programas de Agentes Comunitários de Saúde e atendimento Home Care, onde a inversão da clássica proposta de atendimento odontológico, faz com que as atividades de atendimento clínico assumam um caráter de inovação tecnológica e possibilitem significativa visibilidade social às atividades. Uma inversão que colabora para a irrupção de um novo modelo assistencial, economicamente engajado, capaz de atender às demandas específicas do setor.

O projeto ainda trabalha em pequena escala, mas já industrializou uma primeira versão do equipamento, introduzindo 20 destas unidades no mercado já foi concluída a fase de levantamento geral de dados. Recentemente a empresa terminou o projeto piloto de desenvolvimento de novo protótipo envolvendo Design, determinação a dimensão total do nicho de mercado, projeções de produção, faturamento bruto e lucratividade para até 12 anos. A presente versão do equipamento foi desenvolvida para ser utilizada neste primeiro momento, preferencialmente, em centros e/ou postos de saúde municipais existentes, pois estes últimos já contam com unidades de esterilização de instrumental e macas de atendimento aos pacientes.

Contando com o apoio da Unicamp, com a qual foi estabelecida uma parceria através do Edistec, a empresa pretende iniciar estudos para o desenvolvimento de outros equipamentos que, associados ao MOT, integrarão uma Clínica Modular Transportável. No momento a empresa busca recursos para industrializar o produto e coloca-lo no mercado nacional e internacional. A Oreal Health é uma pequena empresa, de base-tecnológica, instalada na Incubadora de Empresas do Sistema FIESP/SEBRAE, em Rio Claro / SP.

 

 

Fonte: http://www.unicamp.br/prp/edistec/oral.htm

Acesso em março de 2003