Automóveis

Ônibus Biarticulados

Uma das poucas áreas da indústria automobilística em que as empresas brasileiras se sobressaíram foi a de encarroçamento de ônibus. Na década de 40 começaram a surgir os primeiros fabricantes de carrocerias de madeira sobre plataformas de caminhão. As multinacionais estrangeiras fabricantes de veículos pesados nunca tiveram grande interesse pela fabricação de carrocerias para ônibus, somente a Mercedes-Benz as produz, ainda assim em pequena quantidade. Assim o caminho ficou aberto para que as encarroçadoras brasileiras se desenvolvessem. A empresa Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), atual líder de mercado, foi fundada em 1949 já com o objetivo de produzir ônibus. Tanto seus urbanos quanto seus rodoviários sempre estiveram entre os preferidos dos frotistas. 

Foi uma das pioneiras em articulados e biarticulados (juntamente com a Ciferal) e também detém o pioneirismo do Double Decker. Hoje, com uma linha diversificada, que cobre praticamente todos os tipos de ônibus, a empresa exporta para vários países, tanto unidades montadas quanto CKDs (unidades desmontadas). Fornece ainda o know-how da montagem para as empresas estrangeiras que importam seus CKDs. Atualmente a Marcopolo tem até uma fábrica em Portugal (é, está virando multinacional), além de várias subsidiárias do setor de autopeças no Brasil. 

Em 1972, a Marcopolo conquistou o primeiro prêmio Distinção Indústria, com o lançamento do Microônibus Marcopolo Júnior. Em 1986, o segundo prêmio Distinção Indústria, conferido pela Fiergs, com o ônibus Paradiso. O sucesso da última versão, o Paradiso 1800 Double-Decker, levou à conquista do terceiro prêmio, em 1996. Ao completar 50 anos, assinalou, a Marcopolo recebeu seu quarto prêmio Distinção Indústria/Fiergs, conferido ao Minibus Volare, cuja linha obedece aos padrões mais modernos do mundo. A empresa encerra o ano de 2001 com um bilhão de reais de receita líquida, exportações para 70 países, nos cinco continentes e fábricas no Brasil, Argentina, Colômbia, México, Portugal e África do Sul. 

Fonte: 
http://www.montadorasbrasileiras.hpg.ig.com.br/carreira/40/index_int_12.html
http://www.al.rs.gov.br/diario/99/da990805.htm
 
http://freehost18.websamba.com/rodrigao/brasileiras/bronib.htm
 
http://www.marcopolo.com.br/pt/empresa/historia/historia.htm
 
http://www.terra.com.br/cargaecia/dez01/limite.shtml
 

acesso em março de 2002
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.