Pequenas Empresas

Pan Express

Depois de os americanos e japoneses criarem as máquinas de vender refrigerantes, café, cigarros e CDs, agora é a vez dos brasileiros despontarem na lista dos inventores com a primeira máquina de vender pão com fichas do planeta. O `pai da Pan Express’ é o engenheiro mecânico Manoel Batista da Silva, que trabalhou juntamente com professores da Universidade Federal de Pernambuco no desenvolvimento da engenhoca durante cinco anos. Segundo Manoel Batista, a máquina veio para ampliar o raio de atuação do setor de panificação e oferecer mais opções aos consumidores. “Os donos de padarias podem expandir suas vendas abastecendo as máquinas e indo ao local onde não existe panificadora”. 

O engenheiro adiantou que o equipamento é ideal para comerciantes que desejam diversificar seus produtos, seja em mercadinhos, farmácias e postos de gasolina. “A Pan Express foi testada e aprovada em dois órgãos oficiais e pelos consumidores. O único problema que pode acontecer é o pão acabar rapidamente e os atrasados ficarem com fome”, acredita o inventor. Medindo dois metros de altura, a padaria ambulante possui sistemas de funcionamento e comercialização semelhantes aos das máquinas de vender refrigerante: o cliente coloca uma ficha vendida no local e opta por dois tipos de pães, cachorro-quente ou de caixa, e o pedido sai em seguida. A Pan Express tem capacidade para armazenar 100 pacotes. 

A Patente de Invenção PI 9503782 refere-se a um servidor de pão, compreende um recipiente circunferencial com fundo inclinado e na periferia uma passagem para os pães que caem em um divisor circunferencial que através de sua rotação arrasta os pães sobre uma plataforma até uma abertura na própria plataforma, caindo os pães, de forma sequenciada, numa rampa coletora, onde sobre a mesma existe um sensor responsável pela contagem dos pães, de maneira que manda impulsos para um contador eletrônico-digital que desacionará o motoredutor, ligado ao divisor circunferencial, no instante em que o número de impulsos recebido for igual ao número digitado pelo operador no contador que corresponde ao número de pães desejado. 

Fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_2000/0601/cd0601i.htm 
acesso em outubro de 2002
 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.