Fármacos

Pílula Perfume

Dentro de pouco tempo só terá problemas com desodorante vencido quem quiser. Qualquer um poderá exalar perfume por todos os poros. A promessa vem do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec), que desenvolveu um produto para as pessoas se perfumarem: cápsulas de óleos essenciais de plantas aromáticas para serem ingeridas. A novidade foi apresentada no 2.° Fórum e Salão de Inovação, organizado pelo Ministério da C&T em SP. O novo produto já foi patenteado e deverá chegar ao mercado em seis meses. ‘Vamos encaminhar para a análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que possamos comercializar as cápsulas’, explica o químico Afrânio Craveiro, superintendente do Padetec e idealizador da pílula perfumada. Em 2005 Afrânio Aragão Craveiro, superintendente do Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec), recebeu troféu de melhor Instituição de C&T. 

Um produto similar já foi aprovado nos EUA, por isso acreditamos que o nosso também será liberado. ‘ A Anvisa dirá se o produto será classificado como remédio, cosmético ou alimento funcional – alimentos com micro elementos que ajudam a prevenir ou curar doenças, como o leite com ômega 3. Vai definir também se há necessidade de testes clínicos. Craveiro diz que a idéia de criar as cápsulas veio da notícia sobre o similar americano. As pesquisas começaram há dez meses. A primeira planta escolhida para fornecer a essência para as cápsulas foi o coentro, o mesmo usado como tempero. Essa planta produz uma essência com o mesmo perfume da lavanda. ‘A essência do coentro não lembra em nada aquele cheiro característico de salada e cozinha que estamos acostumados a sentir’, diz a química Tecia Carvalho, que participa do projeto. 

Segundo Tecia, a essência é retirada da planta – por meio de uma técnica que separa seus óleos essenciais com o uso de vapor d’água -, solidificada e agregada à quitosana, uma fibra natural feita a partir da casca de camarão. O resultado é um pó, que depois é colocado em cápsulas comuns, dessas usadas em vários medicamentos. A pessoa deve tomar duas todos os dias. Assim como ocorre com quem ingere vitaminas do complexo B para repelir mosquitos, o perfume começa a ser exalado a partir do terceiro dia, efeito que permanece enquanto persistir o consumo. Segundo Craveiro, pesou na escolha do coentro o fato de ele ser comestível e não se ter notícia de contra-indicações. Apesar disso, o presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, Walfrido Antunes, alerta para o risco da utilização da quitosana. ‘Há uma porcentagem da população que é alérgica a camarão e deve evitar o seu consumo’, diz. Craveiro concorda. ‘Recomendamos aos alérgicos a camarão que não consumam as cápsulas. ‘ De qualquer forma, ele garante que o produto não será vendido sem as garantias e a licença da Anvisa. 

A ptente PI 9902912 refere-se ao USO DE MICROESFERAS DE QUITOSANA NO ENCAPSULAMENTO DE SUBSTANCIAS E PREPARAÇÃO DE FITOTERÁPICOS. A presente invenção refere-se a preparação de microesferas utilizando quitosana e seus derivados como agentes de microencapsulamento de substâncias farmacológicamente ativas e extratos vegetais para uso na preparação de fitoterápicos e em liberação controlada de substâncias. As propriedades deste biopolímero permitem a formação de micro ou nanoesferas conjugadas com compostos ou extratos vegetais permitindo a preparação de fitoterápicos em nova formulação evitando vários problemas associados com as formulações tradicionais e incorporando as vantagens associadas ao uso da quitosana que incluem propriedades antibacterianas e antifungica e até mesmo aumento na eficiência da absorção no caso de produtos cosméticos para a pele ou cabelo. Outra grande vantagem do uso de microesferas se deve ao fato destas permitirem a liberação controlada ao mesmo tempo em aumentam a eficiência e a absorção do compostos ativos que estão incorporados no interior das mesmas.

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=11880 
acesso em fevereiro de 2004
http://www.padetec.ufc.br/novapagina/pesquisadores/afranio.php 
http://www.copacabanarunners.net/quitosana-obesidade.html 
http://www.polymar.com.br/empresa/empresa.php 
acesso em julho de 2005 
http://www.finep.gov.br/premio/fotos_brasilia_final_2005/premiacao/pages/Foto%20João%20Luiz-FINEP%2039_jpg.htm 
acesso em outubro de 2006
http://www.odisseu.com.br/is/12set2007/index.html#3 
acesso em setembro de 2007