São conhecidas as dificuldades existentes na aplicação dos métodos tradicionais de ensino, educação, treinamento e mesmo de entretenimento para certas crianças e para pessoas portadoras de deficiência física ou mental. Por outro lado, as tecnologias modernas, tem avançado no sentido de desenvolver as interfaces homem-máquina, ou seja, dispositivos que permitem uma comunicação facilmente inteligível entre o homem e a máquina eletrônica, principalmente o computador pessoal, cujo funcionamento é baseado nos microprocessadores. Não obstante, dada a complexidade dessas máquinas, projetadas exclusivamente para serem operadas por usuários com determinado perfil, isso as exclui como aplicáveis, pois suas interfaces não são inteligíveis e/ou operáveis para crianças e/ou pessoas deficientes. A prancheta “vocálica” visa proporcionar essa interface, adotando dispositivos de entrada de Fácil operação por essas categorias de usuários, e dispositivos de saída igualmente simples, pois a máquina se comunica com o usuário por meios sonoros, apoiados opcionalmente por meios visuais.
Valdemir Borba não consegue se esquecer do dia em que foi abordado por um senhor em uma feira de inventos. O homem pediu a Borba que inventasse algo para ajudar seu filho de 14 anos que tinha paralisia cerebral. Assim nasceu a prancheta falante. O VoxTable foi desenvolvido por TERRA ELETRÔNICA para auxiliar na comunicação de pessoas impossibilitadas de falar tais como portadores de deficiência verbal, em pós-operatório, tubados de UTI’s, acidentados, etc. O VoxTable é um sistema de reprodução de frases, armazenadas digitalmente no equipamento, o qual é acionado através do toque em um teclado especial de baixo esforço, com figuras ilustrando as funções que serão faladas. Trata-se de um produto com tecnologia 100% nacional, patenteado e premiado, desenvolvido para comunicação de deficientes verbais e nas Unidades de Terapia Intensiva de hospitais, por pacientes com impedimento temporário ou definitivo de fala. A concepção do produto permite a substituição do cartucho (como em um vídeo game) e da máscara de figuras, o que possibilita a aplicação em diferentes situações tais como: Comunicação de deficientes da fala. Ensino do método Braille para cegos. Comunicação rápida por voz , por pacientes em UTI’s, quartos hospitalares e domiciliar, pós operatório, tubados , acidentados etc…
A TERRA ELETRÔNICA foi fundada pelo engenheiro Valdemir Ribeiro Borba, profissional da área eletrônica desde 1967 , sempre atuante principalmente no desenvolvimento de projetos eletrônicos, analógicos e digitais. Experiência dos anos de trabalho e o know-how adquirido como pesquisador e engenheiro projetista em centros tecnológicos avançados tais como: Centro Técnico Aeroespacial de S. José dos Campos-CTA, Marinha Brasileira, etc , e empresas privadas de alta tecnologia, possibilitou a criação da empresa.
Fonte:
http://www.terraeletronica.com.br/defici.htm
acesso em dezembro de 2003