Pequeno dispositivo, que estabiliza a centelha e faz a queima total da massa carburada, proporcionando partida mais rápida, maior rendimento do motor e da vida útil das velas, o Q.Métér-Mix aparece como um avanço no funcionamento de motores automotivos a gasolina, álcool ou gás. Além disso, o aparelho garante 30% de economia de combustível e menos 30% de poluição no ar, contribuindo com o esforço mundial para reduzir os níveis de poluentes na camada de ozônio. Fabricado pelo funcionário público aposentado e inventor carioca Roberto de Sá, que trabalha no projeto desde 1972, o Q. Métér-Mix já está patenteado nos Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Taiwan, além do Brasil. Segundo o inventor, o pequeno dispositivo já foi testado e aprovado pelas indústrias francesas, Renault e Carbosul (fabricante de peças e componentes, em Marselha), que estão interessadas em produzir para todo o mundo. Em 2003 o Q-Meter Mix foi aprovado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Amapá, dando um passo definitivo para equipar as viaturas policiais do Estado, “agora estamos com a expectativa de que o Amapá venha a equipar toda a frota da Secretaria de Segurança em breve”, disse Roberto Gonçalves.
No ano passado, enquanto dava uma entrevista para a rádio CBN do Rio de Janeiro, os franceses Jean Pierre Simonnot e Gilles d’Ornano, que estavam na cidade, se interessaram pelo aparelho Q.Méter Mix e fizeram a compra. O que Gonçalves não contava é que eles iriam levar o aparelho para a França, onde foi feito um teste em veículos das montadoras Renault e Cabusol. Em laudos das montadoras foi provado que o Q.Méter Mix reduz o consumo do combustível em até 30%, além de permitir uma melhor combustão e diminuição sensível na emissão de gases e poluentes. Essa aprovação internacional começou a abrir portas para a peça, não só no Brasil, como na Europa. A patente já está registrada em 107 países.
Roberto, que é presidente da Academia Brasileira de Inventores, sediada no Rio de Janeiro, não conseguiu apoio no Brasil e está fechando um contrato com empresários franceses, mas antes quer garantir a montagem de uma fábrica no Brasil, para não perder o controle da distribuição de seu invento. Segundo Roberto de Sá, o dispositivo funciona acoplado à bobina ou ao distribuidor do veículo, bastando substituir o cabinho existente, processo fácil e rápido que qualquer curioso pode fazer, segundo ele. Roberto de Sá disse que não conseguiu apoio no Brasil porque seu invento mexe com interesses de grandes fabricantes de autopeças, já que aumenta a vida útil do motor e do jogo de velas, que em condições normais duram 15 mil Kms e, com o Q.Métér-Mix, chega a 60 mil Kms, quatro vezes mais.
A invenção em linhas gerais, trata-se de um estabilizador eletrônico de tensão em alta, que pode ser aplicado a qualquer tipo de motor (automóvel, moto, barco ou motor estacionário), que disponha de distribuidor e bobina, que tenha como combustível a gasolina, o álcool ou o gás. De simples instalação, basta fazer a substituição do cabo original pelo componente eletrônico. A bobina, fornece a corrente ao componente eletrônico (objeto da patente), que a estabiliza e transmite ao distribuidor. O distribuidor, transfere corrente às velas, que por sua vez, emitem uma centelha estabilizada à mistura carburada, garantindo imediata explosão e grande eficiência na queima do combustível. O modelo compreende um corpo isolado eletricamente, com flanges nos extremos, dos quais se estendem cabos isolados, que terminam nos conectores, adequados para ligação do dispositivo a um distribuidor e a uma bobina de um veículo, sendo basicamente um capacitor a óleo e um resistor, variando apenas os conectores, de acordo com veículo.
A patente PI8700274 descreve um dispositivo economizador de combustíveis (10) o qual compreende um corpo isolado eletricamente (11) com flanges extremos, dos quais se estendem cabos isolados (12, 13) que terminam em conectores respectivos (14, 15) adequados para ligação do dispositivo a um distribuidor e a uma bobina de um autoveículo. O dispositivo compreende basicamente um capacitor a óleo e um resistor. Roberto Sá perdeu o domínio http://www.qmetermix.com.br/ para um ex distribuidor do qual não mantém mais relaçoes comerciais e move um processo na justiça contra ele.
Fonte: http://www.atarde.com.br/materia.php3?mes=02&ano=2001&id_materia=1032
acesso em maio 2002
http://www.udop.com.br/tecnologia/materias/tec_04_06_01.htm
acesso em outubro de 2002
http://www.qmeter.com.br
acesso em junho de 2005
Folha Universal, caderno Geral – página 4B, domingo, 26.10.2003
Agradeço ao inventor Roberto Gonçalves (comercial@qmeter.com.br) pelo envio de informações em junho de 2005 para composição desta página
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.