Cada vez que o Brasil vira a folha do calendário para mudar de ano, deixa, no lixo, 734,4 milhões de embalagens de óleo lubrificante. Jogados fora, os frascos de 0,035 gramas de plástico soprado, para um litro de óleo, representam um desperdício de 32,1 mil toneladas da resina polietileno de alta densidade (PEAD), no valor de R$ 57,780 milhões. Para reverter esse cenário, a Chemi Market, de São Paulo (SP), desenvolveu um processo de reciclagem para a reutilização do plástico e do óleo que resta nas embalagens. O processo foi patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), mas ainda não decolou. Segundo a diretora da Chemi Market, Mariângela Guazelli, as fases mais críticas do processo envolvem o recolhimento das embalagens e o tratamento dos efluentes líquidos gerados pela retirada do óleo.
A reutilização obrigatória das embalagens de lubrificantes depende de um projeto de lei que imponha a reciclagem – assim como já ocorre com os pneus. Mas o assunto deve entrar em pauta em breve. Ainda neste ano deverão ser estudados projetos para tornar a reciclagem das embalagens obrigatória, na Câmara Técnica de Energia, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), do Ministério do Meio Ambiente. Como não se trata de um projeto de lei, o recolhimento compulsório das embalagens não precisa ser votado no Congresso ou esperar o ano seguinte para entrar em vigor. A obrigatoriedade do recolhimento das embalagens representará meio caminho andado para o País reduza o desperdício.
A Chemi Market atuando no mercado de exportação e importação desde 1988, especializou-se no setor químico e petroquímico, fornecendo tanto para o mercado internacional como o nacional, matérias-primas como polímeros, plastificantes, solventes entre tantos outros produtos. Atua também como representante de diversas empresas internacionais, desenvolvendo o mercado brasileiro para seus respectivos produtos. O projeto da Chemi Market para as embalagens de óleo exige investimento inicial de US$ 5 milhões, com retorno em dez anos. No primeiro ano, a projeção é reciclar 15 mil toneladas de embalagens, até chegar a 35 mil toneladas. Embora existam linhas de crédito específicas para esse tipo de negócio, a diretora da Chemi Market reclama das garantias exigidas.
Fonte: http://www.inpi.gov.br/noticias/conteudo/clippings/19-04/5.htm
http://www.chemimarket.com.br/empresa/index.html
acesso em fevereiro de 2003