O Alto QI Eberick é um Software que se aplica ao cálculo de edificações de concreto armado, com um ou mais pavimentos. Os elementos da estrutura calculados pelo programa são: lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas. O lançamento da estrutura é feito de forma gráfica, em um ambiente de CAD próprio, com possibilidade de visualização tridimensional da estrutura sendo modelada. Os esforços nos elementos são obtidos através de uma análise via pórtico espacial, sendo que, a partir disto, cada elemento pode ser dimensionado e detalhado. O Eberick foi Runner Up do prêmio Max Award, realizado durante a Fenasoft/98 e vencedor do Assespro 98 na categoria de produtos. O Alto QI Eberick conta também com a versão Master, na qual a análise dos esforços na estrutura pode incluir múltiplos carregamentos, com inclusão do efeito do vento e consideração da envoltória entre os esforços para o dimensionamento, mantendo a mesma estrutura que o Alto QI Eberick. Na linha do Alto QI Eberick, há o Alto QI Formas, software para desenhos de plantas de forma e geração de cortes sobre a estrutura. Possui um ambiente de entrada gráfica igual ao do Alto QI Eberick, permitindo ler diretamente projetos já lançados. A partir destes, obtém-se plantas de forma otimizadas, cortes sobre um pavimento ou sobre todo o projeto e plantas de locação, estas últimas já com cotas e locação de eixos.
A filosofia de trabalho do Alto QI Eberick é a de manipular um projeto inteiro. Este projeto é composto pela estrutura da edificação e pelos diversos desenhos associados ao projeto. O lançamento da estrutura pode ser alterado a qualquer momento pelo usuário. É possível incluir ou excluir pavimentos, pilares, vigas, lajes ou fundações, modificar as seções, carregamentos e posições dos elementos estruturais. Basta processar a estrutura para a atualização dos resultados. Uma vez obtidos os esforços da estrutura, dispõem-se dos resultados para análise, sem haver preocupação de gerar arquivos de carregamento ou fazer algum procedimento semelhante, pois há integração total entre os elementos estruturais. O Alto QI Eberick possui seu próprio ambiente de CAD-2D integrado, voltado à entrada gráfica dos elementos estruturais, e à edição dos detalhamentos por ele gerado. Pode-se importar a planta arquitetônica previamente gravada em formato DXF, para servir de apoio ao lançamento da estrutura ou criar um modelo estrutural de maneira independente de outros programas de CAD. A qualquer momento do lançamento estrutural o usuário tem a possibilidade de visualizar os elementos em três dimensões. O dimensionamento dos elementos estruturais é realizado através do Método dos Estados Limites Últimos, de acordo com as recomendações da NBR-6118/78.
O desenvolvimento do software Eberick, que permite a engenheiros civis e arquitetos fazer cálculo estrutural de edificações de maneira fácil e prática foi o case de sucesso da Alto QI no Prêmio de 1999. Com a ferramenta, o profissional pode ver como ficará a estrutura de edificação que está sendo planejada. Com 5,8 mil cópias instaladas, o programa já foi premiado diversas vezes e ganhou novas versões. Atrás do Eberick veio toda uma família de softwares, consagrando a empresa como líder em programas de computador para engenharia civil pesada. Clientes como Usiminas, Petrobras, Eletrosul e Celesc usam o sistema. Hoje o carro-chefe da empresa é a versão Personal do software. Com cálculo restrito para edifícios de até cinco pavimentos, esse programa é responsável por 45,2% das vendas da Alto QI. Em outubro de 2001, a Alto QI recebeu o Prêmio Master de Ciência e Tecnologia 2001, oferecido pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade – IQ, de Campinas-SP, pioneiro em pesquisas de reconhecimento empresarial.
A Alto QI Tecnologia em Informática foi fundada em 1989, como projeto de seus quatro fundadores: Rui Luiz Gonçalves, José Carlos Pereira, Jano d’Araujo Coelho e Ricardo Eberhardt, profissionais de Ciências da Computação e Engenharia Civil. A Alto QI participou do 10 Fórum Brasil de Capital de Risco realizado em Porto Alegre em 2004.
Fonte:
http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm
http://www.altoqi.com.br/Empresa/default.html
acesso em maio de 2002