Agropecuária

Stop Sex

Um veterinário de Cachoeiro desenvolveu uma nova técnica para castração de bovinos. O gado é castrado com uma injeção. Com o novo método, o animal não passa pelo procedimento cirúrgico tradicional, mais demorado e doloroso. O responsável pela solução é o médico veterinário Marcelo Vivacqua. De acordo com ele, desde a década de 50 estudiosos buscam essa fórmula, mas não chegavam a uma composição ideal. Ele pesquisou por cinco anos e em julho de 2009 patenteou a invenção, um avanço para o setor agrícola.

“Além de o método ser mais humano, já que o processo não gera dor, é economicamente viável, porque uma aplicação é suficiente para que o animal fique estéril”, explica o veterinário. Marcelo aponta ainda outras vantagens. “O animal não precisa dos cuidados de enfermagem e não tem riscos de hemorragia depois do procedimento”, afirma. A injeção é aplicada direto nos testículos do gado. A base do produto é de compostos naturais, extraídos do mamão e do leite. Os princípios ativos são a papaína e o ácido láctico, usado na produção de alimentos. Por isso, não representam riscos à saúde das pessoas. A fórmula não contamina a carne do animal, que pode ser abatido logo após a castração.

 

O pecuarista Emerson Faccin testou a técnica em 40 animais da propriedade e aprova o resultado. “A diferença é que nessa aplicação o animal não precisa voltar para o curral para fazer o processo de cura. É mais simples, com menos manejo. Já fizemos abate e não há diferença de peso em relação aos outros animais”, diz. Mais de mil animais já foram esterilizados em vários estados. Mas o produto ainda não pode ser vendido. Ele aguarda a liberação do registro junto ao Ministério da Agricultura. “Acreditamos que em meados do ano que vem ele já poderá ser vendido. Ele já tem eficácia totalmente comprovada”, conclui Marcelo Vivacqua. A fórmula ganhou destaque e foi vencedora do prêmio de melhor invenção de 2009, no Salão do Inventor. Ela vai representar o Brasil no próximo ano, no maior evento de inventores do mundo, na Suíça.

 

Fonte:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/11/564931-veterinario+de+cachoeiro+desenvolve+tecnica+para+castracao+de+animais.html acesso em maio de 2010