Foi pensando na realidade brasileira que a Equus, pequena indústria de Fortaleza (Ceará) especializada em produzir buggies criou o mais novo jipe brasileiro. tal qual o Troller, o Thundix é um clone do norte americano Jeep Wrangler. Somente seu chassi em aço com perfis em U e a carroceria em fibra de vidro são de fabricação própria. A tarção, o motor e até peças mais simples como maçanetas, faróis, lanternas e retrovisores vem do ferro velho. O retrovisor é de Fiat, pára brisa da Toyoto Bandeirante e os faróis do Ford F-1000. O projeto do pequeno 4×4 prevê o uso de peças recondicionadas de diversos veículos. O motor pode ser do Jeep Willys, Chevrolet S-10, Mitsubishi L-200, Kia Sportage, Suzuki Vitara e até Kombi diesel“Compramos so componentes baratos de veículos com perda total e o resultado é um carro muito mais acessível”, gaba-se o proprietário da Equus, o advogado Boehmero Jovino. O modelo padrão tem transmissão e suspensão de Lada Niva. A entrega também é original: o Thundiz não é vendido na forma convencional. A fabricante envia um kit com as peças do jipe para as montadoras homologadas que se encarregam de prepará-lo. por enquanto estão autorizados parceiros em Salvador, Fortaleza e São Paulo, “a grande vantagem é que o cliente pode comprar a parte mecânica ao seu gosto. Só exigimos que a montagem seja feita num local pré determinado por questão de qualidade”, explica Jovino. O projeto Thundix levou dois anos para ficar pronto. Uma equipe de dez pessoas entre engenheiros e autodidatas, que se definiam como autênticos “professores pardais” foi responsável por buscar soluções para a montagem do pequeno jipe cearense.
Fonte: http://www.equus.ind.br/fotos.htm
acesso em setembro de 2004
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.