Software

Web Táxi

O brasileiro Clever da Silva, taxista em Nova York há 18 anos, está fazendo sucesso em todo mundo com um serviço inédito na Internet: corridas virtuais. Por meio do seu táxi real (tecnologicamente bem equipado), este mineiro de Belo Horizonte leva o passageiro-internauta de qualquer lugar do planeta a um passeio virtual no famoso yellow cab pelos endereços mais quentes de Nova York. Para visitar os pontos mais badalados da Grande Maçã, o viajante deve ter um micro conectado à Rede e acessar o site de http://www.ny-taxi.com/. Ao entrar na home page, ele vê automaticamente uma foto da cidade, atualizada a cada dois minutos. Ao mesmo tempo, o internauta pode telefonar para o celular do taxista para bater um papo ou solicitar o serviço de guia. No ar há desde março de 1999, o site com versões em inglês, português e espanhol ganhou a indicação de HotSite do jornal USA Today e já registrou mais de 4 milhões de hits (número de páginas acessadas).

 

Em cima do painel do táxi, o motorista usa uma câmera QuickCam conectada ao notebook IBM ThinkPad. A câmera está programada para capturar imagens e atualizá-las a cada dois minutos. Feito isso, o arquivo é mandado para o notebook, que automaticamente envia a mensagem para o servidor onde o site está armazenado. Graças ao uso do celular digital (Clever tem dois), o upload é sempre executado com sucesso. Há duas formas de pagamento de uma corrida virtual. O internauta que comprar o livro por US$ 9,95 (mais taxa de entrega) recebe o número do celular de Clever da Silva e ganha uma corrida de 10 minutos. Outra forma é simplesmente pagar pela corrida: US$ 50,00 a cada 30 minutos. Se considerarmos que a corrida é virtual e as imagens deixam a desejar, o passeio sai caro. A transação é feita via cartão de crédito e a ligação internacional fica por conta do passageiro. “Tenho recebido telefonemas de taxistas de todo o mundo, até de profissionais do Rio de Janeiro e Minas, perguntando como eu faço para colocar as imagens na Internet, já que eles também querem fazer o mesmo”, conta ele.

 

Clever é graduado nos cursos de Engenharia da Computação e Vendas e Marketing pela New York University, além de autor do livro New York City from a Cab Driver’s View (Nova York sob a Óptica de um Taxista). Quando Clever da Silva chegou em Miami, na Florida, EUA, em 1981, conhecia apenas duas palavras em inglês: diet Coke. Muito pouco para quem pretendia trabalhar, fazer um pé de meia e voltar ao Brasil para cuidar da família. Mas ele, que é Clever, por causa de um famoso ídolo do futebol dos anos 80s, filho do sertão nordestino, e portanto um bravo, não fugiu à luta. Por meio de gestos e com o tradicional jeitinho brasileiro, conseguiu primeiro um emprego de ajudante de lavador de carros, depois foi, sucessivamente, vendedor de flores e jornaleiro. Há menos de três anos, já um elegante taxista de Nova York, formado em marketing pela Universidade local, e fissurado em Internet, eureka! – Clever bolou uma página de Webcam. Queria mostrar, em tempo real, todas as atrações diurnas e noturnas da maior metrópole do planeta. Faltava o principal, dinheiro.

Mas Clever possuía aquele ingrediente mágico que acompanha os empresários de sucesso: uma dose de sorte. Numa de suas corridas, pegou dois passageiros que iriam mudar sua vida, em definitivo. Glen de Vries, especialista em desenvolvimento de softwares, e Richard Oceguera, um  mídia famoso nos meios publicitários nova iorquinos. Conversa vai-e-vem, Clever arriscou lançar suas idéia aos dois. Deu certo. Em março deste ano, nascia a www.NY-Taxi.com., desenhada por Vries e promovida por Oceguera. Mostrando imagens de Nova York, através de uma webcam, instalada no painel de seu táxi, a página de Clever ganhou as manchetes das principais mídias mundiais, entre as quais, o New York Times e a BBC, de Londres. Clever tornou-se então um popular cidadão norte-americano e atraiu a atenção dos investidores de Wall Street. A Real Time Web Net Corporation pulou na frente, comprou o NY-Taxi.com e fez de Clever seu sócio. A página foi redesenhada e transformou-se num grande portal da Big Apple. Hoje, Clever, não é mais taxista. Mas continua percorrendo as ruas de Nova York, a bordo de um Ford Explorer, o primeiro e único táxi Internet do mundo. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ele exibe cenas do Brooklin, Bronx, Manhattan, Queens e Staten Island, para os milhões de internautas que acessam seu site. As imagens, capturadas por uma câmera digital, e transmitidas para o NY-Taxi.com pelo sistema sem fio da Earthcam, patrocinador do site, são atualizadas diariamente. “Adoro esta cidade”, entusiasma-se Mr. Clever. Não é para menos.

 

Fonte:

http://www.jt.estadao.com.br/noticias/99/05/13/if8.htm

http://www.terra.com.br/istoe/digital/quemequem4.htm

http://www.cartaxi.com.br/noticias/noticias.htm

http://orbita.starmedia.com/~reporterespecial/Clever.html

 

acesso em julho de 2002