Marcelo Ferreira com a colaboração de várias pessoas, desenvolveu um veículo não poluente, que foi denominado de ¨bicilinha¨, utilizando rolemãs, bengala de moto, tabuas e parafuso utilizados para fixação, alem de duas bicicletas. O invento é uma mistura de bicicleta que anda na linha do trem, sendo que ao invento, adapta-se qualquer tipo de bicicleta. O material do invento cabe na garupa da bicicleta sendo portanto, carregada para qualquer lugar, pesando aproximadamente entre 80 a 100 Kg. O invento leva entre 5 a 10 minutos para ser montado e logo após, pode subir na bicicleta, que está adaptada ao invento e pedalar, sem gastar muita força física, já que a linha do trem é reta sem qualquer depressão e a rolemã desliza suavemente pelos trilhos.
Em companhia de alguns amigos o inventor já realizou vários testes. Esclareceu que quando vai fazer um teste ou andar nos trilhos com o invento, liga em Bauru na sede da Ferroban e no CCO (Central de Comando de Operação), em Campinas, para se informar se irá haver passagem de alguma composição férrea na região de Lucélia. Tambem declarou que projetou a invenção para que no caso de algum imprevisto aparecer de repente, o tempo gasto para a parada e a retirada do invento dos trilhos é de 3 a 4 segundos. Já foi feito um teste simulado e o tempo gasto foi melhor que o esperado. Sobre a capacidade de transporte foi realizado teste com o invento transportando 7 pessoas, com ótimo desempenho num percurso de Lucélia até Inúbia Paulista. Informou que pretende patentear a invenção junto aos órgãos competentes. “Sempre que pretendo fazer experiência com a invenção, ligo para a Polícia Militar para deixa-la ciente do teste, caso alguma pessoa possa denunciar por telefone de se tratar de uma possível desordem pública”, comentou o inventor.
Segundo Marcelo:“É uma sensação estranha e viciosa: pedalando numa bicicleta, sobre um trilho ferroviário sem se equilibrar?! O mais legal, é que mesmo com seus quase 100Kg, é leve andando em 2! Isso acontece do fato de toda força aplicada ao pedal para sua locomoção é dependente do peso total do carrinho, ou seja, a “leveza” do BICILINHA”
O pedido de patente PI0200920 refere-se a CARRINHO COM BICICLETAS TRAFEGÁVEL NA LINHA FERROVIÁRIA” que permite ser utilizado nos trilhos ferroviários para transporte de pessoas ou material férreo. Constituído por duas bicicletas (18), duas pranchas de madeira (1) onde se encaixam os mancais (1), que por sua vez acopla os suportes das bicicletas(18), o pára choque (4) e os rolimãs guias do pneu (9). O pneu traseiro da bicicleta dá propulsão ao carrinho. No suporte seus braços, possuem borrachas (22) para não riscar o quadro das bicicletas. O peso total varia entre 80 a 100Kg, podendo ser facilmente retirado por somente 2 pessoas, levando, desde sua parada até sua retirada, 04 a 05 segundos. Dependentemente das pessoas a exercerem a força de tração (propulsão) pode chegar de 20 até 40 Km/h, sendo projetado para até cidades turísticas ou não que há ferrovia abandonada ou desativada. Trafega tanto em bitola de 1,00m como em bitola de 1,160m. Foram medidas precisas, pois foram consideradas todas as emendas dos trilhos e as todas variações milimétricas da bitola devido a mudança de temperatura ambiente (dilatação). O item crucial foi tomado: a segurança! Desde o descarrilamento até o conforto dos “passageiros”!
Fonte:
http://www.geocities.com/nossalucelia/bicilinha.html
acesso em agosto de 2002
http://www.lelotrem.com/
acesso em novembro de 2003
Agradeço a colaboração do inventor Marcelo Ferreira (lelotrem@terra.com.br) em janeiro de 2003 para elaboração desta página
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