Mecânica

Destravamento Eletromecânico de Catracas

O dispositivo consiste basicamente num sistema onde um solenóide quando energizado aciona outros mecanismos que promovem o destravamento do bloqueio, permitindo o acesso do usuário através do mesmo. O sistema constitui um kit que pode ser facilmente instalado em bloqueios mecânicos convencionais comumente empregados nos ônibus de transportes coletivos. A cobrança automática em ônibus urbanos, já presente em algumas cidades brasileiras, é um fator primordial para adequação com outros modais de transporte coletivo urbano. A cobrança automática possibilita entre outras vantagens a antecipação da arrecadação e maior praticidade ao usuário. 

Entretanto é necessário que os ônibus sejam dotados de computadores de bordo e/ou validadores de cartões magnéticos, bilhetes, fichas ou congêneres, para que ditos equipamentos comandem o bloqueio destravando-o para o acesso do usuário. No entanto, e que pese as vantagens desse sistema de cobrança automática, ocorre que sua implementação apresenta custo substancialmente elevado face à necessidade de substituição dos bloqueios mecânicos convencionais. A invenção proposta permite a fácil instalação nos bloqueios convencionais possibilitando a redução de custos e agilização da implementação do sistema de cobrança automática. O sistema consiste de um bloqueio convencional (1) cuja coluna (2) transpassa uma base (3) retangular cuja parte inferior contém espaçadores para fixação sobre a estrutura do bloqueio (1), sendo que a referida coluna (2) transpassa a base (3) e é fixada a uma catraca (4) dotada de dentes (5) e espaços (6) intermediários. 

Numa parte da base (3) é solidário um pino (7) onde fixa-se uma mola (8) de tração à qual é presa a uma trava (9), por sua vez pivotada num eixo (10), sendo a função dessa trava, impedir o giro inverso da catraca, conforme a ordem de montagem da mesma. Opostamente à trava (9), na outra parte da base (3) é fixada outra trava (11) pivotada em eixo (10´); essa trava contém projeção (12) onde transpassa um eixo (13) ao qual é fixada uma mola (14) vinculada à bse (3) para manter a trava (11) engatada nos dentes (5) travando o conjunto. No mesmo eixo (13) é pivotado um braço (15) ligado ao êmbolo do solenóide (16) que uma vez energizado movimenta a trava (11) desacoplando-a da catraca destravando o conjunto. Após o destravamento a trava (11) que contém uma ranhura (17) recebe nessa ranhiura a inserção de um pino (18) montado sobre uma mola no interior de um bloco (19) preso à bse (3), pino o qual impede o retorno da trava (11) após a desernegização do solenóide. Nesse instante o usuário passa através do bloqueio (1). 

A marca Wolpac, fundada em 1965, registrada em diversos países, nasceu da união das letras iniciais dos sobrenomes dos sócios-fundadores: Carlos Wolf e Athos Pacchini. A empresa fundada em 1965 inicialmente fabricando microengrenagens, está presente que em todos os países do Mercosul (Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile), onde existem aproximadamente 50.000 ônibus urbanos sendo que, daqueles que empregam Catracas, quase 100% utilizam Wolpac. Em 1972 torna-se fornecedora exclusiva de catracas e guinchos-redutores da Mercedes Benz. Em 1975 há o lançamento do Minibloqueio (Catraca de três braços). O Brasil é o maior mercado consumidor de Catracas e a Wolpac a maior fabricante de catracas do mundo. 

Fonte: 
http://www.wolpac.com.br
 

acesso em janeiro de 2003
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