Invenções podem significar soluções para antigos problemas, que até então não eram resolvidos por produtos ou serviços que pudessem ser adquiridos no mercado. Foi acreditando nisso que o setor de cimentos do Grupo Votorantim chamou o inventor pernambucano André Ricardo Souza para criar uma saída alternativa para cobrir os caminhões que transportam calcário na unidade cearense, localizada no município de Sobral. O inventor pernambucano desenvolveu um projeto-piloto de enlonamento, que consiste na abertura e fechamento automático da lona que é colocada em cima da carga do caminhão. “É um sistema pneumático que usa o próprio ar-comprimido do caminhão para abrir e fechar a lona”, explicou Souza.
“O sistema trouxe uma redução de tempo do enlonamento, que era de oito minutos, e agora é feito em um minuto”, comentou o diretor de mineração do Grupo Votorantim do Norte e Nordeste, Frederico de Vasconcelos Lima. A implantação da invenção também trouxe uma redução de 20% do custo do enlonamento, o qual deixou de ser feito manualmente. Em cinco meses, Souza conseguiu implantar o novo sistema nos oito treminhões (um caminhão que tem duas carrocerias) da fábrica cearense. “Essa técnica também pode ser adaptada em caminhões graneleiros no Sul e Centro-Oeste do Brasil”, disse o inventor.
Souza é um microempresário e faz das invenções o seu produto a ser vendido, através de uma empresa chamada Ideal Inventos & Projetos. O autor já trabalha com invenções há cerca de cinco anos. Sem a tradicional formação acadêmica, o inventor afirma que as suas descobertas sempre têm uma consultoria de médicos, engenheiros e físicos que ajudam na elaboração dos projetos.
A patente PI 9804547 refere-se uma tampa articulada para caçamba de caminhões que transporta cargas granuladas como soja, milho, arroz ou cargas como brita, areia, etc… A “Tampa Articulada para Caçamba” dispensa completamente o enlonamento tradicional e apresenta grandes vantagens em relação aos outros métodos de enlonamento de caçambas. Como é um sistema automático, acionado hidraulicamente, a economia de tempo é significativa, dispensa ajudantes, prolonga a vida útil da caçamba, reduz a zero a perda de material durante o transporte e tem uma ótima relação custo benefício. A dita Tampa é formada por um quadro munido de roletes na borda superior. Na parte inferior, um tubo de borracha se estende por todo o perímetro para formar uma face vedante com o topo do perímetro superior da caçamba. Nas laterais externa do quadro, os pinos se distribuem regularmente por todo o perímetro. Uma lona munida de ilhóses que se distribuem regularmente em toda a sua periferia, recobre todo o quadro. Em um dos comprimentos e na largura dianteira, a lona se prende diretamente nos pinos através dos ilhóses e duas outras partes restantes (um comprimento e uma largura traseira) são fixadas ao quadro através de alças elásticas que se interpõem, entre os ilhóses e os pinos para manter a lona sempre sob tração lateral e transversal. O quadro se liga a caçamba pelas articulações que permitem a abertura e o fechamento da parte superior da caçamba quando os hidráulicos forem acionados para cima ou para baixo.
Como associado da API – Associação Pernambucana de Inventores desde a sua fundação, em 2000, Andre Ricardo Souza tem participado efetivamente de todas as suas atividades (seminários e exposições). Como inventor premiado em concursos nacional e internacional e autor de vários projetos, ele tem sido exemplo para todos os inventores e também para a sociedade pernambucana, mostrando que o uso da criatividade pode fazer uma grande diferença na vida de todos. Como inventor independente já há doze anos, André Ricardo vem se dedicando ao desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar das pessoas e maior eficácia da atividade industrial. Seus principais projetos são:
1- Posture: cadeira de exercício para fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal;
2- Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável: para melhor postura e conforto do usuário e significativa redução do nível de fadiga em Motoristas profissionais;
3- Ergoflex: equipamento para exercícios dos membros superiores;
4- Revitalização cromática do prédio da Escola Superior de Educação Física – UPE;
5- Projeto de cobertura lonada para cargas de vidros planos – Cebrace;
6- Sistema pneumático de cobertura lonada em treminhão, para cargas de calcário – Grupo Votorantim;
7- Parque da Saúde, origem das “Academias da Cidade” da Prefeitura da cidade do Recife.
Com seus inventos, tem participado de feiras nacionais e internacionais (França e Alemanha) e recebeu o prêmio “Expogenius 2000” – SP, com o Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável, sendo o detentor da sua patente nacional. E com a POSTURE (cadeira para exercícios dorsal), também recebeu do então Presidente da FIEPE-SESI/PE, Armando Monteiro Neto o Prêmio Talento Brasileiro 1997. Motivado em promover e incentivar o potencial criativo das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, também criou o 3i – Instituto Idéias & Ideais, juntando-se à API na difícil tarefa de apoiar a viabilização de projetos de inventores pernambucanos. Como grande exemplo, o 3i – Instituto Idéias & Ideais instituiu, desde 2005, o “Prêmio Gênio do Bem” para premiar inventores pernambucanos e divulgar o potencial criativo do nosso povo.
Presidente fundador do 3i – Instituto Idéias & Ideais, André Ricardo firmou parceria com várias instituições para viabilizar o “Prêmio Gênio do Bem”, entre elas: SEBRAE, CHESF, INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, API- Associação Pernambucana de Inventores, GASIL gases e equipamentos Silton ltda., TV Universitária, MART PET Comunicação e mídia, MAGA multimídia e STAMPA outdoor. Projeto “PONTE da CRIATIVIDADE 3i” um local dotado de espaços para exposições temporárias e permanentes, um auditório equipado para apresentações de idéias inovadoras, palestras e estudos, um laboratório informatizado de pesquisas, consultas junto ao INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial, desenvolvimentos de patentes e protótipos virtuais, além, de uma oficina para confecção de protótipos físicos que serão transformados em produtos a serem produzidos nas cooperativas formadas em comunidades carentes, fomentando o Empreendedorismo Social, gerando trabalho e renda, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas que lá vivem.
Fonte:
http://www2.uol.com.br/JC/_2000/3007/ec3007p.htm
acesso em agosto de 2002
http://pontedacriatividade.blogspot.com/2008/04/fotos-inventos-projetos.html
acesso em maio de 2008
http://andrericardoinventor.blogspot.com/
acesso em agosto de 2010
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.