Agropecuária

Frioquável

A Dryeration foi fundada em 1981 e está localizada em Porto Alegre – RS com fábrica em Cachoeirinha/RS. A linha de produtos da empresa para Conservação de Grãos e Sementes são dedicadas às estruturas a granel, onde é necessário proporcionar plenas condições para a preservação das características dos produtos agrícolas, por períodos indeterminados. Permitindo ao armazenador manter as mesmas características, que o produto foi recebido, desde a qualidade, vigor, poder germinativo e até mesmo o peso. O armazenamento deve permitir, principalmente, condições de umidade e temperatura que previnem os ataques de fungos e insetos. Desta forma, esta é a linha de produtos que mais proporciona benefícios econômicos e sociais. Os produtos desta linha são: Frioequável, Dryco, Homogeneizador, Aeração Integrada. Os benefícios seguem abaixo.

 

1-melhor qualidade dos grãos, maior oferta de produtos com qualidade;

2-estoques estratégicos, que podem ser mantidos por longos anos, comercializados e utilizados em momento mais oportuno;

3-grãos com características nutricionais mantidas;

4-grãos conservados em processo natural, sem o uso constante de tratamento fitossanitário, como são feitos hoje;

5-redução dos custos operacionais e consequente aumento da competitividade no setor.

6-Benefício social para o país e mundo: com a redução das perdas em estoques é possível concentrar, assegurar maior quantidade de grãos, permitindo, assim, que o armazenador deixe de apresentar perdas que, dependendo a região, variam de 7% a 15% de seus estoques, aumentando assim a oferta de alimentos saudáveis à população;

7-garantia de maior quantidade de alimentação segura.

O Frioequável promove a equabilidade de vapor/calor intra grão, o que não é senão o equilíbrio higroscópico. Em função disso proporciona-se a conservação de condições seguras de manutenção do vigor, no caso da semente, ou do peso ideal e da boa qualidade para comercialização, no caso de grão destinado à indústria. Sempre visando à secagem e conservação dos grãos em sacos ou a granel, no sistema Frioequável o ar tem características reguladas para temperaturas na faixa de 10 a 20 C e a umidade relativa desde 50% a 80% UR. De modo geral, quanto menor a temperatura e o teor de umidade da semente, mais reduzida à atividade, o desenvolvimento e a reprodução de insetos. Por isso as condições de baixa temperatura e reduzida umidade relativa do ar, empregadas na manutenção da qualidade fisiológica da semente, favorecem também o controle dos insetos nos grãos armazenados. Para conservação das sementes é necessário mantê-las em ambiente seco e frio. O tempo de resfriamento situa-se via de regra em torno de 20 horas de operação, e o de secagem entre 60 e 200 horas. Quanto ao tempo de conservação é indefinido, variando de acordo com o tipo de semente e sua rotatividade, podendo estimar-se como exemplo, um período de 10 anos.

Os grãos são materiais higroscópicos, isto é, tem capacidade de ceder ou absorver a umidade do ar que os envolve. Para cada espécie de grão existe um equilíbrio higroscópico que depende da temperatura e do estado higrométrico do meio ambiente. Equilíbrio higroscópico significa um balanceamento entre a umidade do grão e a umidade relativa do ar, em qualquer par de temperaturas iguais, ocorre uma igualdade de tensões entre a porcentagem de umidade dos grãos e a umidade relativa do ar; no momento em que há equivalência no deslocamento da umidade, ocorre portanto o equilíbrio higroscópico. Com o sistema Frioequável atinge-se adicionalmente uma economia operacional, uma vez que depois de refrigerado e secos, os grãos permanecem frios, bastando-se operar o Frioequável apenas por algumas horas durante a semana, a fim de conservar os grãos á umidade de 13% bu e temperatura 15C constantes. Já se pode fazer a colheita da semente logo após sua maturação fisiológica, quando apresenta umidade em torno de 18% bu. Assim, o produtor evita angustiantes esperas, garantindo suas sementes, independente de imprevisíveis variações climáticas.

O Frioequável é equipado com Controlador Lógico Programável que comanda todo o processo da Dryeration, tanto na operação automática, como na manual supervisionada. Baseado em microprocessadores, o CLP destina-se ao controle de processos lógicos e automatização do frioequável. Este consiste de uma unidade modular que substitui a automatização convencional dos quadros de comando, realizando funções de Inter travamento, sequenciamento e temporização, tendo como parâmetros de programação o teor de umidade em % bu e a temperatura em C, para a conservação dos cereais por longos anos.

O Frioequável foi à primeira tecnologia desenvolvida pela empresa, em 1981, este foi o produto que inseriu a empresa no mercado agrícola. Apesar de exigir do cliente um elevado investimento inicial, por causa da infraestrutura necessária, foi um produto muito bem aceito por grandes produtores de grãos na época. A PI8402575 refere-se a um método de secagem e conservação de grãos (cereais recém-colhidos), com base na equabilidade de frio, isto é, corrente de ar frio passando através de sacas contendo grãos e carregando o excesso de umidade, posteriormente retirada por condensação, sendo novamente injetado até a obtenção do teor adequado para a conservação do tipo de cereal em processamento. O método prevê instalação adequada e equipamentos de acordo com projeto, bem como o empilhamento apropriado para permitir a passagem do ar através dos grãos, consumando a proposição inicial de retirada da umidade e manutenção de temperatura adequada de conservação. Ainda hoje é possível encontrar unidades com esta tecnologia em pleno funcionamento e satisfação. Através desta tecnologia a empresa desenvolveu um know-how peculiar que foi amplamente reconhecido por premiações e serviu como base fundamental para o desenvolvimento de novos produtos. Ela foi comercializada até a chegada do Dryco, em 1989, o qual sofreu problemas em seu processo de proteção (empresa contratada para realizar o registro não efetuou o pedido, desta forma o erro foi identificado somente 1 ano após, quando a concorrência já havia inserido o pedido de patente para outro similar, alegando ser a mesma coisa).

 

Fonte: http://www.dryeration.com.br/empresa_premios.htm

Acesso em junho de 2008

Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página