Agropecuária

Rolos Adensadores Thv

Os Rolos Adensadores THV – fabricados pela HV Engenharia – ampliam a pressão no Press-Roller e no rolo superior, situados na carga. O THV, funcionando com dois rolos, faz o adensamento adequado da cana na moenda, proporciona aumento na moagem, maior extração e redução no consumo de energia. A queda na umidade do bagaço é um das principais características do THV que motivou a sua instalação em usinas de diversos estados brasileiros. Com a redução da umidade, ele cria condições para a geração de maior quantidade de vapor na queima e energia.

O sistema tem um custo de apenas 10% acima das opções convencionais e proporciona um aumento mínimo da capacidade de moenda de 20%. O sistema é simples, composto por apenas dois rolos, fabricado em chapa, permitindo serem confeccionados por qualquer oficina de pequeno porte, inclusive da própria usina de açúcar, o que do ponto de vista social é significativo, pelo fato das pequenas empresas participarem em condições similares às grandes. O sistema se encontra instalado em usina dos Estados de Pernambuco (Usinas Cucaú, Santa Teresa, União Indústria, Una), Alagoas (Usinas Roçadinho, Santo Antônio, Paisa, Capricho, Porto Rico), Mato Grosso (Destilaria Araguais, Destilaria Tocantins, Usina Coprodia), São Paulo (Usina Cruz Alta) e Paraná (Usina Bandeirante).

Segundo o engenheiro mecânico alagoano Hélio Veloso “esta invenção surgiu pelo fato de procurarmos durante anos uma solução simples e econômica para o aumento da capacidade das moagens, tendo em vista os métodos tradicionais, sempre exigirem grandes fabricantes , com equipamentos pesados para executar as reformas. A pesquisa no desenvolvimento, foi de cunho pessoal, pois trabalhei como engenheiro de manutenção, projetista de equipamento e atualmente (2007) como consultor e, sempre estive em busca de soluções leves e de baixo custo. E foi através de observações e necessidades das fábricas que vislumbrei este invento, já que não existem órgãos de pesquisa para tal atividade”.

 

 

Fonte: http://www.procana.com.br/conteudo/noticia.asp?Id_materia=5770

Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página