Pensando em uma forma de reaproveitar as cascas dos cocos verdes, o empresário maranhense Marcelino Lopes, de 57 anos, criou uma máquina capaz de triturar os restos da fruta no Maranhão. O produto final pode ser utilizado na agricultura, como adubo, e na indústria da construção civil, como cimento. “A fibra do coco também pode ser utilizada para finalidades mais nobres, como artesanato. Mas o importante é conseguir utilizar a máquina para criar emprego e renda para as famílias”, afirmou Lopes ao G1.
As cascas do coco verde correspondem a mais da metade do peso bruto do fruto e é geralmente dispostas em aterros e lixões, o que tem provocado um enorme problema aos serviços municipais de coleta de lixo em função do grande volume. A máquina criada pelo inventor maranhense, ao triturar todo o coco, transforma-o em uma fibra orgânica que pode ser usada como matéria-prima na confecção de diversos produtos de utilidade para a agricultura (adubo), na indústria da construção civil (cimento). Também pode ser empregada no artesanato em substituição a outras fibras naturais e sintéticas. O processamento, além de eliminar resíduo ao meio ambiente, proporciona a reutilização, a exemplo do que acontece com as latinhas de alumínio, onde já existe uma cadeia produtiva em torno de seu processo de reciclagem.
A criação de Lopes precisou de quatro anos para ficar pronta. A invenção foi patenteada pelo INPI, que tem representação local na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Sinc) do Estado. De acordo com a Sinc, ele deu entrada no pedido da patente em 2000. “A criação desta máquina levou quatro anos. Fiz vários testes até chegar ao ponto que eu considerei ideal”, disse. O empresário afirmou ter criado a máquina para colaborar com o meio ambiente. “Não possuo formação superior, acho que aprendi com o meu pai a ter amor pelo trabalho”, afirmou Lopes, que já vendeu outras seis máquinas para produtores de coco do Maranhão. Segundo a Sinc, as cascas do coco verde correspondem a mais da metade do peso bruto da fruta e são geralmente depositadas em aterros e lixões, provocando problemas aos serviços municipais de coleta de lixo.
Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1366398-5598,00.html Maranhense reaproveita cascas de coco verde na agricultura
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?Id=24268
http://www.badaueonline.com.br/2009/11/1/Pagina44018.htm
http://180graus.brasilportais.com.br/geral/maranhense-inventa-maquina-de-triturar-cocos-258171.html
Acesso em novembro de 2009