Pequenas Empresas

Plana Sub

O Plana Sub é o mais novo esporte praticado em Fernando de Noronha. Utiliza uma prancha hidrodinâmica que funciona como uma verdadeira “asa submarina”. Assim, o praticante, enquanto é rebocado a baixa velocidade por uma lancha(cerca de 8Km/h), tem a sensação de estar voando embaixo da água. A prancha utilizada tem um design que permite fácil controle, tanto para os lados como para subir ou descer. Os mais arrojados podem até mesmo realizar manobras radicais, tornando tudo muito mais divertido. 

Outra vantagem apontada pelos praticantes é que enquanto observam as belezas naturais e a diversificada fauna marinha da ilha, estão continuamente recebendo uma agradável hidromassagem e alongando a coluna. É enorme a sensação de relaxamento após o mergulho. Esta inovadora invenção do engenheiro Leonardo Veras surgiu da necessidade de se efetuarem observações científicas em Fernando de Noronha. O sistema permitia que grandes áreas fossem estudadas com rapidez e eficiência superiores a qualquer outro método. Leonardo, contudo, logo percebeu que sua criação também tinha um grande potencial como forma de entretenimento e passou a promover passeios diários. 

A prancha, confeccionada pelo próprio Leonardo Veras permite manobras alucinantes embaixo d´água – como loopings – além de deixar o praticante dar verdadeiros rasantes próximos aos corais submarinos. “Já tinha visto outras técnicas de mergulho de reboque, mas nenhuma com a manobrabilidade do planasub. Acho que não há outro semelhante”, disse Veras. O engenheiro de pesca mora há 10 anos em Fernando de Noronha. Era dele o projeto Tubalhau, que catalogou as espécies de tubarão existentes na região, além de, claro, fabricar os famosos bolinhos de tubalhau, o bacalhau de tubarão. Ele começou a desenvolver o esporte há pouco mais de três anos. “Havia necessidade de descobrir novas áreas de mergulho, principalmente para quem pratica a apinéia, o mergulho livre”, explicou. O próprio Leonardo mergulha há mais de 15 anos. Atualmente cinco pessoas podem planar ao mesmo tempo, com total segurança. “O processo é bastante seguro, mas algumas pessoas ficam com medo, pois não têm familiarização com a água, principalmente com o mar. O fator psicológico é determinante na hora de mergulhar”, afirmou. 

Fonte: http://www.pousadamagia.hpg.ig.com.br/planasub2.htm 
http://www.pernambuco.com/esportes/outrosesportes5.html
 
http://www2.uol.com.br/JC/_2001/1909/tu1309_3.htm
 
acesso em outubro de 2002
 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.