O comerciante José Roberto Rodrigues desenvolveu sistema que consiste em colocar o botijão dentro de uma cápsula de plástico, bem tampada, apenas com dois orifícios: um para a mangueira que é ligada ao fogão e outro para um cano que lança o gás vazado para fora da residência, erradicando completamente o risco de explosão. O comerciante José Roberto Rodrigues acampava com os amigos quando presenciou uma forte explosão provocada por um botijão de gás. Felizmente ninguém se feriu, mas a experiência traumática fez com que ele buscasse soluções criativas para que aquele fato nunca mais voltasse a se repetir. Rodrigues descobriu que grande parte das explosões acontece porque os vazamentos de gás ocorrem em todo o redor do botijão e não apenas na mangueira como muitos imaginam. “Muita gente coloca sabão para verificar o escapamento, mas isso não é suficiente”, destaca. Foi então quando teve a idéia da invenção.
Segura Gás é uma peça que protege a residência do vazamento do botijão de gás de cozinha, sem interferir no funcionamento do fogão. Como funciona: Em toda parte onde vai solda no botijão é muito comum apresentar micro vazamento. O vazamento maior e mais perigoso acontece na borrachinha onde é rosqueado o regulador, pois esta borracha pode estar com algum defeito ou trincada. O regulador depois de algum tempo de uso apresenta vazamento na borboleta que abre ou fecha o gás. Também é comum apresentar vazamento, na mangueira que é conectada ao regulador e que chega até o fogão.
O equipamento já é utilizado com muito sucesso em sua residência há mais de dez anos. “Felizmente o produto tem se mostrado muito eficaz. Nunca mais presenciei cheiro de gás em minha residência e isso me deixa muito mais tranqüilo”, alegra-se Rodrigues. A utilidade da invenção é tanta que o produto acaba de ser patenteado no mercado nacional e internacional e tem o apoio da Associação Nacional dos Inventores.“Acho que esse é um dos inventos mais interessantes que temos aqui porque ele tem um apelo social muito grande. Imagino quantos incêndios e quantas vidas podem ser poupadas com o uso deste dispositivo tão simples”, ressalta Carlos Mazzei, presidente da entidade.
O inventor desenvolveu também um timer que corta o gás 15 minutos após o acionamento do fogão. “Muitas pessoas colocam a panela no fogo, vão fazer outras coisas e acabam se esquecendo que deixaram o fogão aceso. Com esse produto não tem mais comida queimada e nem criança correndo perigo”, brinca o inventor. Tanto a cápsula quanto o timer são considerados equipamentos que favorecem em muito a segurança da residência. O simples fato de acender uma lâmpada dentro de um ambiente com vazamento de gás já é suficiente para causar uma forte explosão. “Esses produtos deveriam ser de uso obrigatório. Com certeza as pessoas dormiriam mais tranqüilas”, enfatiza Rodrigues que agora sonha em ver sua invenção no mercado tranqüilizando outras famílias.
Fonte:
http://www.inventores.com.br/sistema/home/detalheProd.aspx?ukey=111
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/noticias/index.phtml?id_conteudo=148576&id_secao=18
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2008/07/29/30857/inventores_em_acao.html
acesso em julho de 2008
Agradeço Carlos Mazzei (camazzei@inventores.com.br) pelo envio de informações em julho de 2008 para composição desta página
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.